Nesta novena, fixemos nosso coração no desejo de caminhar com Maria todo o período de sua gravidez, vivendo com ela suas alegrias, angústias, medos e ansiedade pela chegada de Jesus, que está por nascer.

Acompanhar Maria em sua gestação é sentir-se como ela: grávidos e grávidas da Palavra Eterna, do Verbo, de Jesus. É desejar fazer a experiência profunda de sentir em si os efeitos da presença transformadora de Deus em nosso ser. É poder esperar com amor de mãe o cumprimento da promessa do Altíssimo em nossa vida. É fechar os olhos do egoísmo que tenta nos amordaçar, para viver em função daquele que é a razão da nossa existência.

Acompanhar Maria grávida é ser capaz de viver a esperança como fruto da nossa fé e da nossa caridade. É saber esperar.

Luís Erlin, CMF

[Erlin, Luís. 9 meses com Maria: novena da Anunciação ao nascimento de Jesus. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2011, p. 11.]

Mais uma vez, esta semana, publico um texto que deveria ser postado somente no sábado. Nesse caso, tenho uma justificativa plausível. Domingo próximo, 25 de março, a Igreja Católica celebra a festa  da Anunciação – o dia em que o anjo Gabriel apareceu a Maria anunciando-lhe que fora escolhida para ser a mãe do Messias.  Muitas pessoas têm o hábito de fazer uma novena diária com início neste dia e conclusão em 25 de dezembro. A novena, portanto, dura o período dos nove meses da gestação de Nossa Senhora.

Pois bem, ano passado o missionário claretiano Luís Erlin publicou um excelente livro intitulado 9 meses com Maria: novena  da Anunciação ao nascimento de Jesus. Além da oração para ser rezada no início da novena, o livro traz uma reflexão diária sempre encabeçada por um trecho da Bíblia, seja do Novo, seja do Antigo Testamento.

Quem se propõe seguir o itinerário proposto pelo autor, terá nove meses de uma fecunda jornada espiritual, caminhando ao lado da Virgem Maria ao longo dos nove meses em que ela levou Cristo em seu ventre. Para o devoto que assume esse projeto, é como se ele, junto à santa Mãe, estivesse aguardando com ela o momento em que nasceria aquele que viria ao mundo imbuído da missão de redimi-lo.

O sentido simbólico dessa jornada é muito rico e muito bonito. Para o devoto que a assume com seriedade e determinação, ela poderá desempenhar em sua vida uma função transformadora e transmutadora de amplas proporções. Essa transmutação deve ser o objetivo da graça almejada na novena. A propósito disso, sugere o autor:

Qual é a graça de que você mais precisa? Qual é a bênção que de fato iria encher seu coração de alegria? Pergunte-se sobre isso antes de dar início a esta novena, para que no decorrer dos nove meses a sua intenção seja voltada ao recebimento de graça tão preciosa (p. 12).

E completa: O Espírito Santo sempre será derramado em nós se for essa a nossa vontade. O Pai celeste nos dará o Espírito, e é esse Espírito que confirmará o pedido de graça que o nosso coração clama (p. 12).

Tenho presenteado alguns amigos e amigas com um exemplar do livro ao longo desta semana. Postei o texto hoje porque, caso algum leitor queira adquiri-lo, terá somente até a manhã para fazê-lo, uma vez que a novena deve ser iniciada domingo, e neste dia as livrarias estão fechadas. Segue o telefone da livraria Ave-Maria, filial de Fortaleza: 3253.6184.

About the Author

Vasco Arruda

Psicólogo, professor de História das Religiões e Psicologia da Religião.

View All Articles