Oração

Meu Deus e meu tudo. Apesar de minhas ingratidões e negligências em vos servir, continuais a me atrair a vosso amor. Aqui estou, não quero resistir mais. Quero renunciar a tudo para pertencer a vós. Além de tudo, vós me tendes obrigado a vos amar. Eu me encantei convosco e quero vossa amizade.

Como posso amar outra coisa, depois de vos ter visto morrer de dor em uma cruz para me salvar? Como poderei contemplar-vos morto, consumido nos sofrimentos, sem vos querer bem com todo o meu coração? Sim, Redentor meu, amo-vos com toda a minha alma e não tenho outro desejo senão vos amar nesta vida e por toda a eternidade.

Jesus, minha esperança, minha força e meu consolo, dai-me força para que eu vos seja fiel. Dai-me luz, fazei-me conhecer as coisas de que devo me desapegar; ajudai-me para que em tudo queira vos obedecer.

Jesus, eu me ofereço e me abandono inteiramente em vós, satisfazendo o desejo que tendes de unir-vos comigo, a fim de unir-me convosco, meu Deus e meu tudo! Vinde, Jesus, possuí todo o meu ser, atraí para vós todos os meus pensamentos e todos os meus afetos!

Renuncio a todos os meus caprichos, a todas as consolações, a todas as criaturas; só vós me bastais. Dai-me a graça de não pensar senão em vós, não desejar senão a vós, não buscar senão a vós, meu Deus e único bem.

Maria, Mãe de Deus, alcançai-me a santa perseverança!

Santo Afonso Maria de Ligório

[Santo Afonso Maria de Ligório. A prática do amor a Jesus Cristo. Tradução Gervásio Fabri dos Anjos. – 7ª ed. – Aparecida, SP: Editora Santuário, 1996, p. 152.]