Varanda Casa Azul

Time: fator crítico para o sucesso de uma startup

Existe um fator crítico para o sucesso – ou ao menos para o aumento da probabilidade de sucesso – de uma startup. E esse fator é time, equipe.

Na Casa Azul, a gente conversa e recebe muita gente com startup. Ao avaliarmos se a startup deve realmente ser apoiada, venturada, nós olhamos 3 grandes pilares: mercado, modelo e, principalmente, time. 

Nós, e a grande maioria dos apoiadores de startups, temos a visão de que o time é um fator crucial para o sucesso das mesmas.

Algumas das perguntas que nos fazemos (e que quem está tocando uma startup deve se perguntar):

  1. Dado o modelo dessa startup, quais as competências necessárias para que esse negócio vá para frente?

ex: se minha startup é totalmente digital e está baseada em uma plataforma, um app, é provável que eu precise de alguém de tecnologia que saiba interagir com essas particularidades.

  1. Analisando quem está à frente da iniciativa comigo hoje (ou se estou sozinho, olho para mim), essas pessoas reúnem todas as competências necessárias?

Ex: nessa startup do exemplo, que é digital, e precisa da competência de tecnologia, se eu não tenho uma pessoa de desenvolvimento na equipe, é bem provável que isso não dê certo lá na frente. Lógico, isso não é uma regra. Mas posso afirmar que, pelo que vemos no mercado, a chance de dar errado é grande.

  1. Descobertas as lacunas de competências, é importante criar um mapa mental para pensar: “Dentro dos meus círculos sociais, das minhas redes de relacionamento, quem eu conheço que tem essas competências? Na escola, na faculdade, no trabalho, no bairro, na família, etc.” Tem muita gente boa atrás de desafios por aí.

Basicamente, o ecossistema de startup tem definido um perfil padrão de uma boa equipe. Deixando claro mais uma vez que isso varia de negócio para negócio, de setor para setor, mas é uma base.

São os conhecidos 3 H’s. O perfil Hustler, o Hipster e o Hacker (são termos em inglês, mas são bem difundidos no ecossistema hoje).

  1. O Hustler é aquela pessoa que olha o negócio, as operações, etc.
  2. O Hipster é aquela pessoa que olha design, experiência de usuário, marketing, etc.
  3. O Hacker  é a pessoa responsável pela tecnologia, desenvolvimento etc.

Novamente, não há uma regra. Vendo assim muitos se perguntam se precisam de três pessoas, cada um com cada competência.  Isso varia de cada negócio, pode ser que no início uma mesma pessoa acumule funções. Mas no cenário ideal, é importante olhar para pelo menos essas competências.

Pessoal, isso tudo é muito importante porque existe uma máxima entre investidores, e que acreditamos na Casa Azul,  que é “mais vale um time muito bom, com uma tese/uma ideia ruim; do que um time ruim com uma tese/uma ideia muito boa.” Porque eu sei que um time muito bom com uma ideia ruim vai conseguir pivotar (termo que usamos para mudar de rota) e encontrar um negócio legal.

O Android em 2005, fazia sistema operacional para câmeras. Foi investido/adquirido pelo Google, que como investidor observou que o mercado não era legal.  A equipe na frente da startup era muito boa e resolveu então pivotar, com apoio dos investidores do Google, para o mercado de aparelhos mobile, celulares. E o resto é história. Hoje, eles têm 80% do mercado de sistema operacionais de gadgets mobile (celular, tablet, etc.) do mundo.

Sem uma equipe muito boa, que reunisse as competências necessárias, é muito provável que não tivessem alcançado o sucesso com o Android. Isso porque, no fundo no fundo, grande parte do sucesso da startup está na execução. 10% é inspiração, 90% é execução. Então, dificilmente um time sem as competências certas, um time ruim, vai conseguir colocar uma ideia boa para frente. Por melhor que ela seja.

Mas, mais uma vez, não é uma regra. Contudo uma recomendação pessoal é: não achem que vão resolver tudo sozinhos. Dificilmente uma pessoa reúne todas as competências necessárias para colocar uma startup pra frente. E mesmo se tiver, vai faltar “braço” para fazer tudo.

Então, desde o início, pensem nas competências necessárias para a startup, para o negócio de vocês e formem seus times!

Recomendado para você