Quando vemos um caso de empreendedores de sucesso, sempre nos questionamos: o que eles fizeram para chegar lá? Isso intriga a mim, a você, a todo mundo.

Assim também foi com a Professora Saras Sarasvathy, da Universidade de Virgínia, EUA. Professora de cadeiras de empreendedorismo na universidade, ela começou a se questionar qual seria o diferencial de empreendedores de sucesso e decidiu pesquisar isso a fundo.

Entrevistando e estudando o comportamento de mais de 30 empreendedores de sucesso americanos, de diferentes indústrias, ela encontrou um ponto em comum: a lógica efetual de pensar. Tradicionalmente, ao desenvolvermos um projeto, primeiro, entendemos qual nosso objetivo final e traçamos um plano detalhado de como vamos chegar lá. Essa é a chamada lógica causal de pensar. Já a lógica efetual, presente nos empreendedores de sucesso, parte de o empreendedor entendendo, naquele momento, quem ele é (quais são suas competências), quais ferramentas e recursos tem disponíveis, e quem ele conhece. E assim, aprender fazendo, um passo de cada vez.

Uma analogia simples é a de um casal preparando um jantar. Seguindo uma lógica causal, eles definem que vão comer macarrão à bolonhesa. Encontram então uma receita, compram os ingredientes, preparam o jantar e têm uma agradável refeição. Se esse mesmo casal seguisse a lógica efetual, seria diferente. Sem prato definido, eles abririam a geladeira e a dispensa, para ver quais ingredientes possuiam. Só havendo alguns poucos ingredientes, pensam numa receita que sabem realizar com eles. Percebem que precisam de azeite, mas não têm em casa. Batem então na porta do vizinho, para pedir um pouco de azeite, e aproveitam para convidá-lo para o jantar. O vizinho trás uma bebida e uma sobremesa, e todos têm um jantar bem mais animado. 

Assim funciona com os empreendedores de sucesso. Aprendendo fazendo e se conectando com diferentes parceiros e recursos, sem saber ao certo onde vão chegar. Mas com grandes chances de encontrar o sucesso no final.

About the Author

Casa Azul

Entre. Fique à vontade para moldar o mundo.

View All Articles