Texto da convidada Melina Brito, Diretora de Marketing da Chatbot Maker. Atua no planejamento e criação de conteúdo para mídias sociais, Adwords, Facebook Ads, estratégias de posicionamento e captação de leads. É amante de café e séries e super heróis, meio geek, meio tech.

 

A comunicação mudou e não podemos nos dar ao luxo de ficar para trás. Temos que acompanhar o nosso público e ele já adotou as plataformas de mensagens, agora, as empresas precisam dar esse salto também. Aqueles que fizerem isso cedo colherão grandes recompensas.

O que isso quer dizer?

Estamos falando de oportunidades. As forças de mercado têm nos levado ao surgimento do marketing de mensagens como o próximo grande salto para o crescimento dos negócios. O aumento das mensagens móveis, combinado com a saturação de outras mídias tem levado consumidores e profissionais de marketing para os aplicativos de mensagens.

Canais tradicionais, como e-mails e SMS, são vulneráveis a spam. Já dentro dos aplicativos de mensagens os usuários têm controle substancial sobre quem pode enviar mensagens para eles e assim evitam caixas de entradas sobrecarregadas. Nos Apps de mensagens, as empresas precisam da permissão do usuário antes de se comunicar com eles, e os usuários podem entrar ou sair a qualquer momento.

Embora isso possa inicialmente parecer uma barreira para as empresas, na verdade funciona muito bem. Os spans são bloqueados fora do ecossistema, levando a menos mensagens e caixas de entrada gerenciáveis. Isso se traduz em aumento de taxas de abertura, taxas de leitura e CTRs. Estudos mostram que os aplicativos de mensagens têm taxas de abertura, taxas de leitura e CTRs até 10 vezes maiores que os de e-mail e SMS.

Todo mundo usa App de mensagem

Os aplicativos de mensagens são imensamente populares. Se os consumidores podem conversar com seus amigos e familiares por meio de aplicativos de mensagens, eles esperam poder conversar com empresas e marcas da mesma forma.

Isso significa que as marcas podem atender seus consumidores em seu próprio território, em seus próprios termos. O aplicativo específico pode variar com base na geografia e no contexto, mas aplicativos como o Facebook Messenger, WhatsApp, WeChat, Slack, Skype, Telegrama etc. são todos canais viáveis ​​para as empresas se envolverem com seus clientes. Na verdade, todos eles adicionaram recursos que permitem a comunicação de empresa para cliente.

O Messenger Marketing é a estratégia certa

O Messenger Marketing usa chatbots inteligentes para tornar a experiência muito mais natural e interessante para o usuário. Os chatbots de conversação permitem que a empresa personalize profundamente a experiência do usuário: é como ter uma conversa particular com cada cliente. É importante que o tom da conversa reflita a personificação da sua empresa.

É curto e doce. Em vez de boletins informativos longos, os usuários recebem uma mensagem curta, quase como um tweet. Os consumidores em geral estão se acostumando com mensagens mais curtas e pontuais em suas comunicações pessoais, e esperam o mesmo em suas comunicações comerciais também. Conseguir manter a atenção de um usuário é difícil, então a dica é, use mensagens diretas, interessantes e curtas.

É conversacional. Em vez de apenas enviar uma mensagem simples ou uma notificação, a marca pode participar de uma conversa com o usuário. O usuário pode fazer uma pergunta sobre uma oferta e obter respostas específicas, precisas e instantâneas.

Empresas que querem usar o Messenger Marketing precisam se concentrar nos três Cs: comunidades, campanhas e conversas.

Concentre-se em comunidades, campanhas e conversas

A empresa primeiro precisa obter a permissão do usuário para enviar mensagens criando uma comunidade de inscritos. Esses opt-ins podem ser adquiridos através da integração de links em canais de marketing existentes, como sites, anúncios digitais, páginas de mídia social ou até mesmo outdoors e anúncios impressos.

Em seguida, a empresa pode executar campanhas para envolver esses clientes. Essas campanhas podem ser promoções específicas ou atividades de envolvimento em andamento. Ao longo do caminho, a empresa também pode criar um perfil e marcar usuários específicos para otimizar ainda mais suas futuras campanhas.

Por fim, cada mensagem de saída não é o final da campanha, mas, na verdade, o início de uma conversa. Essas mensagens podem incluir elementos interativos e clicáveis ​​que permitem ao usuário obter mais informações. O usuário pode ter uma conversa não estruturada que pode ou não estar relacionada à última mensagem. Os chatbots automatizam essas conversas.

Quer saber mais sobre chatbots e Messenger Marketing? Leia os artigos abaixo:

Entenda, de uma vez por todas, o que são chatbots

Porque as mensagens se tornaram foco das estratégias de marketing

Por fim

O Messenger Marketing é uma nova fronteira emergente, mas está prestes a ser um dos canais de marketing mais significativos daqui para frente. Tem a capacidade de escalar graciosamente sem ficar sobrecarregado com spam, ao contrário de e-mail e SMS. As empresas devem começar a se concentrar no Messenger Marketing agora – as recompensas são muitas para as empresas que saírem na frente.

Quer um chatbot? Contate a Chatbot Maker!

 

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