Parte 2 do texto adaptado do artigo Roadmap: recognizing great ideas

Bom, na parte 1 do nosso texto você já viu os primeiros passos do Roadmap da Grande Ideia. Caso você queira revisar, é só clicar aqui. Quando estiver tudo pronto, começamos a parte 2. Vamos lá? De onde paramos:

Passo 5 – Fale com potenciais clientes

Se está tudo ok com sua inspiração, seus amigos e mentores adoraram sua ideia, chegou a hora de se questionar se sua ideia realmente vale para aqueles que vão ser o grande alvo, e é deles a opinião que realmente importa: clientes. Estamos falando da boa e velha Validação.

Fale com seus clientes. É algo incrivelmente simples de fazer – e surpreendentemente fácil de deixar passar. Acontece frequentemente de alguém só querer testar sua ideia quando já está pronta, tentando convencer as pessoas a usá-la. O que pode ser, digamos, tarde demais.

Portanto: fale com seus potenciais clientes. Pergunte quais são suas dores. Pergunte o que eles querem. E não só pergunte – ouça o que eles tem a dizer. Nós temos dois ouvidos e só uma boca, já dizia sua avó.

Alguns dos melhores produtos do mundo são soluções para problemas que as pessoas não sabiam que tinham. Então, ao ouvir seus clientes, tente encontrar aquela coisinha que eles não estão te dizendo e que vai gerar valor para eles. É aí que está o valor que você tem que gerar com a sua Grande Ideia.

Passo 6 – Mergulhe!

Agora que você já reuniu feedbacks (de amigos, mentores e clientes!), é hora de começar a focar de volta na sua ideia, e aplicar os feedbacks. Vá mais fundo e chegue mais especificamente em a) o que o seu produto é e b) pra quem ele é feito.

Às vezes, os nossos CEOs-to-be (vocês!) têm medo de segmentar cada vez mais a ideia (coisa que vocês não terão medo!) por ficarem hesitantes em limitá-la em seu escopo. Mas o fato é que segmentar é uma grande parte de como uma ideia se torna uma Grande Ideia.

Assim como sistematizar sua ideação, segmentar sua ideia a coloca de volta nos trilhos. E não se preocupe, há criatividade mesmo assim. Isso apenas te força a refinar sua ideia ao máximo, para onde o seu verdadeiro valor está.

Passo 7 – Deixe crescer

Vamos começar esse passo com uma charada: o que as ideias tem em comum com Pokemon?

Resposta: elas evoluem.

As Grandes Ideias não são coisas estáticas. Elas não se formam no seu cérebro como coisinhas perfeitas e prontas para conquistar o mundo: elas precisam de tempo para se desenvolver. E, desse processo, muito provavelmente, nem você vai sair mais o mesmo.  

O fato é: a maioria dos primeiros pitchs de startups não sobrevivem ao primeiro contato com seus clientes. Não se apegue tão teimosamente à sua primeira ideia, assim, ela tem a possibilidade de se tornar até diferente, mas não menos irada que a inicial.

CONCLUSÃO

Entendeu tudo, anotou tudo? Esse foi o nosso Roadmap-da-Grande-Ideia. Recapitulando, tenha certeza que você ama sua ideia, e compartilhe-a com pessoas cuja opinião você respeita. Pergunte ao seus clientes o que eles acham, e use todo esse feedback para desenvolver uma verdadeira Grande Ideia fundamentada, diferenciada e validável. E não se surpreenda se a sua ideia tomar um caminho diferente – talvez até melhor – do que o que você esperava.

Para finalizar: nunca tenha medo de voltar ao quadro branco. Ou ao docs em branco. Toda Grande Ideia que sobrevive ao mundo real e vira um negócio consolidado veio de uma série de outras ideias que caíram por terra em algum lugar do caminho. Acolha isso. Quanto mais vezes você passar pelos Passos do Roadmap, mais eficiente será, e assim você estará pronto para quando sua Grande Ideia aparecer.

Beleza? Te esperamos na próxima.

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Casa Azul

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