Na semana passada nós te demos várias dicas de como criar seu Perfil de Cliente Ideal, certo? Se você ainda precisa de mais um empurrãozinho e inspiração para ajudar a construir e desenvolver seu perfil de cliente ideal, aqui vão algumas sugestões. 

  1. Revise as reclamações dos clientes

Fique de olho nos feedbacks dos clientes e leia todas revisões de usuários que você tiver online para aprender mais sobre os pontos de dores dos clientes. Reclamações de clientes podem ser construtivas se você souber como extrair delas o que seus clientes estão esperando do seu produto.

  1. Examine o tráfego do seu site

As ferramentas do google podem revelar muitos detalhes sobre os visitantes do seu site. Ao analisar o comportamento da sua audiência no seu site, você pode aprender no que eles estão mais interessados, que postagens do blog eles passam maior parte do seu tempo lendo e outros fatores que podem ajudar você a definir um perfil mais assertivo de cliente ideal.

  1. Preste atenção ao seu fluxo de caixa

Se você faz um pequeno corte dos clientes que são mais rentáveis para o seu negócio, faça um relatório para aprender mais sobre suas características demográficas e o processo de venda destes. Olhe que produtos e pacotes são mais populares nesse tipo de cliente. 

  1. Procure padrões nas suas vendas que obtiveram sucesso

Analise cada lead que passar pelo seu funil, prestando atenção principalmente no que aconteceu naqueles clientes momentos antes de decidirem fechar com você. Como eles encontraram sua solução em primeiro lugar? Houve algum evento ou interação que foi decisivo para que eles tomassem a decisão de lhe contratar?

Questões para indagar-se ao definir o cliente ideal

 

Para finalizar, aqui está uma lista de perguntas para ficar em mente ao definir o perfil de cliente ideal. Responde-las vai lhe ajudar a refinar seu ICP, para que você possa desenvolver estratégias assertivas para atingir seus novos clientes ideais:

  • Quais são os valores da empresa?
  • Quais são seus objetivos a curto prazo?
  • Quais são seus objetivos a longo prazo?
  • Que obstáculos eles encontram ao tentar alcançar esses objetivos?
  • Quais são os seus três maiores problemas atuais?
  • Como esses problemas impactam as operações?
  • Qual seria a solução ideal para esses problemas?
  • O seu produto resolve esses problemas?
  • Qual é a maior barreira destes ao comprar seu produto?
  • De que maneira sua solução agrega valor a estas empresas?
  • O seu serviço parece ser assertivo para esse tipo de negócio?
  • Onde eles pesquisam antes de realizar a compra do seu tipo de solução?
  • O seu site e conteúdo conversa claramente com seu perfil de cliente ideal?

Use seu ICP para atingir leads mais fáceis de converter

 

Agora que você já definiu seu perfil de cliente ideal, você pode usa-lo para gerar leads de altamente qualificados com as características que vão de encontro com a do seu ICP. Você pode também criar personas de usuários da sua solução para ajudar seu time a optimizar estratégias de marketing e vendas.

Também é recomendado que você compare seu ICP com o restante da sua base de usuários, seus leads atuais e clientes que deixaram de pagar para verificar se novos padrões podem ser notados.

Pronto para criar seu ICP? Baixe a ficha da Casa Azul para preencher! 🙂

 

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About the Author

Cássio Menezes

Cássio é formado em Engenharia de Produção pela UFC. Arte é sua forma preferida de fugir da realidade, principalmente quando se trata de música. Cearense de corpo, alma e time. Apaixonado por Fortaleza (só a cidade!) mas cidadão do mundo. Esta sempre com a cabeça em uma de suas ideias e na sua próxima viagem.

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