Veia Esportiva

Futebol e inclusão

Para celebrar o dia mundial do Futebol, O POVO visitou alguns campinhos de Fortaleza, locais que conservam a essência do esporte (Foto: Camila de Almeida/O POVO)

Levar oportunidades aos que precisam, esse é o papel do futebol. (Foto: Camila de Almeida/O POVO)

O Dia Nacional do Futebol é comemorado no dia 19 de julho.

O futebol se popularizou muito e é considerado o esporte mais praticado no País. Mesmo assim, ainda há uma divisão entre quem “pode” e quem “não pode” jogar. Crescemos ouvindo que futebol é para meninos e boneca é para meninas, mas por que separar brincadeiras que podem, muito bem, ensinar coisas diferentes às crianças?

O esporte sempre vai servir de apoio para o crescimento dessas crianças, sejam elas meninos ou meninas, principalmente as de bairros pobres, que não têm muitas oportunidades. Então, por que não incentivar a prática do futebol nos bairros, com times mistos ou até mesmo separados, mas que inclua todo mundo?

Hoje, no Dia Nacional do Futebol, sinto falta de ações que levem o futebol para ajudar crianças e adolescentes a saírem das ruas e aprenderem o que é respeito, o que é seguir regras. E espero que o número de escolinhas cresçam, principalmente, as de futebol feminino.

Entenda a data
O Dia Nacional do Futebol é celebrado no dia 19 de julho em homenagem ao time mais antigo do País em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900.
A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), antecessora da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976.

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =