Para celebrar o dia mundial do Futebol, O POVO visitou alguns campinhos de Fortaleza, locais que conservam a essência do esporte (Foto: Camila de Almeida/O POVO)

Levar oportunidades aos que precisam, esse é o papel do futebol. (Foto: Camila de Almeida/O POVO)

O Dia Nacional do Futebol é comemorado no dia 19 de julho.

O futebol se popularizou muito e é considerado o esporte mais praticado no País. Mesmo assim, ainda há uma divisão entre quem “pode” e quem “não pode” jogar. Crescemos ouvindo que futebol é para meninos e boneca é para meninas, mas por que separar brincadeiras que podem, muito bem, ensinar coisas diferentes às crianças?

O esporte sempre vai servir de apoio para o crescimento dessas crianças, sejam elas meninos ou meninas, principalmente as de bairros pobres, que não têm muitas oportunidades. Então, por que não incentivar a prática do futebol nos bairros, com times mistos ou até mesmo separados, mas que inclua todo mundo?

Hoje, no Dia Nacional do Futebol, sinto falta de ações que levem o futebol para ajudar crianças e adolescentes a saírem das ruas e aprenderem o que é respeito, o que é seguir regras. E espero que o número de escolinhas cresçam, principalmente, as de futebol feminino.

Entenda a data
O Dia Nacional do Futebol é celebrado no dia 19 de julho em homenagem ao time mais antigo do País em atividade, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900.
A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), antecessora da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976.

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles