Ricardo Costa traz o primeiro ouro para o Brasil nos Jogos Paralímpicos. (Foto: Reprodução)

Ricardo Costa traz o primeiro ouro para o Brasil nos Jogos Paralímpicos. (Foto: Reprodução)

No 1º dia de Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, já saiu a primeira medalha de ouro do Brasil. Na manhã desta quinta-feira, 8, Ricardo Costa faturou o título no salto em distância da categoria T11 (para deficientes visuais) em seu último salto.

Aos 34 anos, o saltador chega ao ápice de sua carreira. Isso porque, apesar da idade, ele disputa sua segunda competição importante na capital carioca. A primeira foi o Mundial de 2015, no Qatar.

Após liderar quase toda a disputa, Ricardo foi ultrapassado pelo americano Lex Gillette no penúltimo salto por um centímetro: 6,44m contra 6,43m. Até que chegou o momento de encerrar a prova. O brasileiro foi justamente o último a saltar. O atleta correu, caiu na caixa de areia e com a ajuda de seu guia caminhou para esperar o resultado. E com uma distância de 6,52m, ultrapassou o americano e garantiu o Ouro.

Com apenas dois anos de idade, Ricardo já apresentava dificuldade para enxergar. Em 1996, descobriu que possuía a doença de Stargardt, que já estava em estágio avançado e o deixou cego total. Iniciou no esporte com corridas de rua e depois passou para as provas de pista do atletismo.

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles