(Foto: Felipe Rau/MPIX/CPB)

O paratleta André Rocha foi o escolhido pelo público como Atleta da Galera, premiação criada neste ano e que mobilizou os atletas nas redes sociais com campanhas para conseguir votos. A solenidade do Prêmio Paralímpicos 2017 também premiou o nadador Daniel Dias, como melhor atleta masculino e a judoca Alana Maldonado, na versão feminina da disputa.

A cerimônia ocorreu noite desta segunda-feira, 4, na Sala São Paulo. Esta foi a sétima edição do Prêmio Paralímpicos – a maior honraria do movimento paralímpico nacional.

Vencedores
Nascido em Taubaté, no interior de São Paulo, André sagrou-se campeão mundial do lançamento de disco F52, neste ano, em Londres. Ele conseguiu 60,31% dos votos, em pleito realizado por meio do site do Prêmio Paralímpicos. Em segundo lugar ficou a velocista Verônica Hipólito, com 22,34% e, em terceiro, Brendow Christian (17,35%), cuja especialidade são as provas de campo do atletismo.

O nadador Daniel Dias venceu pela terceira vez o prêmio de melhor atleta paralímpico masculino de uma temporada. Entre as mulheres, pela primeira vez uma judoca foi escolhida. Alana Maldonado, 22, foi a principal atleta feminina da temporada.

Foram premiados ainda os destaques de cada uma das 22 modalidades que compõem o programa dos Jogos Paralímpicos de Verão, além do melhor atleta paralímpico de 2007 no futebol de 7, vela adaptada e em esportes na neve. Pedrinho Almeida, mentor do velocista Petrúcio Ferreira, foi escolhido como o melhor treinador individual, enquanto Fábio Vasconcelos, que dirige a Seleção Brasileira de futebol de 5, foi selecionado o melhor técnico de modalidades coletivas. Mariana D’Andréa, 19, que está no México para a disputa do Mundial Paralímpico de Halterofilismo, foi selecionada como a revelação da temporada.

 

Confira abaixo a relação completa dos vencedores por modalidade
Atletismo – Petrúcio Ferreira
Basquete em CR – Gelson da Silva
Bocha – Evelyn Oliveira
Canoagem – Caio Ribeiro
Ciclismo – Lauro Chaman
Esgrima em CR – Jovane Guissone
Esportes na neve – Aline Rocha
Futebol de 5 – Ricardinho Alves
Futebol de 7 – Jan Francisco
Goalball – Josemarcio Sousa
Halterofilismo – Bruno Carra
Hipismo – Sérgio Oliva
Judô – Alana Maldonado
Natação – Daniel Dias
Parabadminton – Vitor Tavares
Parataekwondo – Débora Menezes
Remo – Jairo Klug
Rugby em CR – Julio Cézar Braz
Tênis de mesa – Danielle Rauen
Tênis em CR – Ymanitu Silva
Tiro com arco – Francisco Cordeiro
Tiro esportivo – Geraldo Von Rosenthal
Triatlo – Carlos Viana
Vela adaptada – Ana Paula Marques
Vôlei sentado – Fred Dória

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles