(Foto: Divulgação)

No próximo sábado, dia 1º de dezembro, o Programa Atletas Saudáveis oferecerá atendimento médico e atividades de Promoção à Saúde, para cerca de 120 atletas das Olimpíadas Especiais Brasil, que participarão do Festival de Atletismo, Futebol e Natação do Ceará, no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza.

Serão oferecidos serviços gratuitos de oftalmologia, odontologia, fisioterapia, audiologia e ortopedia.

O Programa Atletas Saudáveis conta com seis pilares de cuidados com a saúde, divididos em diferentes especialidades médicas. As avaliações oftalmológicas integram a iniciativa Abrindo Teus Olhos.

Os atletas passarão pelo processo de triagem e exames oftalmológicos, realizados por agentes de saúde ocular, tecnólogos oftálmicos e médicos oftalmologistas voluntários.

(Foto: Divulgação)

Muitos voluntários serão cedidos pela Sociedade Cearense de Oftalmologia e pelo Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer.

Além dos voluntários para equipe de apoio, estes parceiros também viabilizarão os equipamentos oftalmológicos, materiais e colírios que serão utilizados.

Aqueles que necessitarem de correção visual receberão óculos com lentes em policarbonato, que são mais modernas, leves, finas e resistentes a impactos, doadas pela Essilor – fabricante das lentes multifocais Varilux®, das lentes fotossensíveis Transitions® e da antirreflexo Crizal® – e armações de grau do Grupo Safilo, das marcas Carrera e Polaroid. Além disso, todos os atletas receberão óculos solares da Safilo. O evento contará com a parceria óptica da Rede Aliança de Ouro e do laboratório Unilab.

Atividades
Criada há quase 50 anos nos Estados Unidos, a Fundação Special Olympics é uma organização sem fins lucrativos que visa, única e exclusivamente, promover a inclusão da pessoa com deficiência intelectual na sociedade por meio do esporte.

A ideia por trás dos jogos é promover a interação e o desenvolvimento dos atletas praticantes das diferentes modalidades, quando poderão praticar e aprimorar seu melhor desempenho individual, buscando sua inserção na comunidade.

SERVIÇO
Programa Abrindo Teus Olhos
Data: 1º/12 (sábado), das 9 às 18 horas
Local: Centro de Formação Olímpica (Av. Alberto Craveiro – Castelão, Fortaleza – CE)

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Sou host no Podcast Papo de Alvinegra, no Youtube. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com ou cristinabritojor@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles