(Foto: Magalhaes/JR / LANCE!)

 

A partir deste mês, o Ibope Repucom passará a monitorar e reportar o resultado de mais uma rede social: o TikTok. A plataforma de vídeos curtos vem crescendo de forma consistente em todo o mundo e a adesão chegou aos clubes e fãs de futebol no Brasil.

Dentre os 50 clubes brasileiros com as maiores bases digitais, 32 deles (64%) já inauguraram suas contas no TikTok. Já entre os clubes da Série A este volume chega a 85%, ou 17 das 20 equipes da elite do futebol nacional. Ao todo, os 50 clubes já somaram 1,9 milhão de inscrições em suas contas oficiais no TikTok até o primeiro dia de junho.

O levantamento deste mês destaca o avanço relevante das bases digitais das três maiores equipes no ranking digital: Flamengo, Corinthians e São Paulo. Sobretudo graças à incorporação de seus resultados no TikTok, aplicativo no qual as três equipes formam o trio com maior volume de inscrições.

A soma de inscritos nos perfis oficiais das três equipes corresponde a cerca de 75% do total de fãs em contas oficiais de TikTok de clubes de futebol no País. Sem considerar a inclusão dos fãs da nova plataforma, os três clubes que mais somaram inscrições no mês anterior foram: Flamengo, Fluminense e Santos.

O Flamengo se destaca ao estrear liderando o levantamento do volume de fãs no TikTok com a marca de 1 milhão de inscritos em sua conta oficial. O resultado é expressivo e corresponde a mais da metade (52%) de todo o volume de fãs de clubes brasileiros de futebol no app.

Fluminense e Santos fecham o pódio como os clubes que mais cresceram no último mês, sem considerar a incorporação dos resultados do TikTok. O tricolor carioca liderou em volume de inscritos em seu canal oficial no YouTube, enquanto o time da Vila Belmiro foi vice-líder em novos inscritos no Instagram.

O Sport ultrapassou o Botafogo e recuperou a 13ª posição graças à incorporação de seu resultado no TikTok. O Leão da Ilha, que atualmente é o clube do nordeste com melhor performance no ranking digital, também possui a conta mais seguida no TikTok entre times da região, com mais de 77 mil inscritos.

Ceará e Fortaleza também estão entre os 20 maiores clubes em presença digital no TikTok. O Vozão tem 23 mil torcedores e está na 18ª posição, seguido do Fortaleza que conta com 11.200 torcedores na plataforma ocupando a 19ª colocação.

Veja abaixo o levantamento completo:

Fonte: IBOPE Repucom – Ranking digital dos clubes brasileiros

O levantamento é divulgado mensalmente pelo Ibope Repucom e tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das bases digitais dos 50 clubes com o maior número de seguidores do País.

Link: http://www.iboperepucom.com/br/rankings/ranking-digital-dos-clubes-brasileiros-jun-2020/

About the Author

cristina brito

Jornalista cearense. Sempre amei escrever sobre os mais variados esportes. Já pratiquei futsal no IFCE de Maracanaú. Mantenho o blog Veia Esportiva desde junho de 2017. Mande sua sugestão de pauta para veiaesportiva@gmail.com. Nos encontramos por aí. Até mais! ;)

View All Articles