Dia primeiro de maio o papa João Paulo II será beatificado por seu sucessor Bento XVI em cerimônia litúrgica na Praça de São Pedro.

Afamado de santidade ainda em vida a conduta do homem que conquistou o mundo com sua ousadia no anúncio do Evangelho será reconhecida oficialmente pela Igreja.

O processo aconteceu em tempo recorde. Confira a cronologia.

Processo de beatificação

– 28/04/2005 – Bento XVI concedeu dispensa do tempo de cinco anos de espera para o início da Causa de Beatificação e Canonização de João Paulo II. A causa foi aberta oficialmente em 28 de junho pelo vigário-geral para a Diocese de Roma, Cardeal Camillo Ruini.

O Vaticano explica que a dispensa pontifícia dos cinco anos de espera entre a morte do candidato a santo e o início da Causa aconteceu devido à “imponente fama de santidade de que gozava João Paulo II em vida, na morte e depois da morte”.

– 2/04/2007 – dois anos após a morte, na Basílica de São João de latrão, em Roma, o Cardeal Camillo Ruini declarou concluída a primeira fase diocesana do processo de beatificação de João Paulo II, confiando os resultados à Congregação para as Causas dos Santos. Isso acontece através de uma cerimônia jurídico-processual durante a qual são lidas, em latim, as palavras para a passagem dos documentos, compostos por 130 testemunhos a favor e contra a beatificação, além da conclusão de teólogos e historiadores a respeito;

– 1º/04/2009 – os relatos de possíveis milagres pela intercessão do Papa polonês sob avaliação da Congregação para as Causas dos Santos somam mais de 250;

– 19/12/2009 – com um decreto assinado pelo Papa Bento XVI, são reconhecidas as virtudes heroicas e Wojtyla é proclamado venerável.

Religiosa com cura reconhecida pelo papa Bento XVI

A freira Marie Simon-Pierre Normand, do Instituto das Pequenas Irmãs das Maternidades Católicas, foi diagnosticada com Mal de Parkinson em 2001 e curada pela intercessão de João Paulo  II em 2005 e neste ano a intervenção foi reconhecida como milagre divino.

As irmãs mantém em seu site um link que permite o usuário listar  sua intenções pedindo o favor do falecido Papa. Também disponibilizam uma oração. Confira:

Ó Santíssima Trindade, nós te agradecemos pela doação à vossa Igreja do Papa João Paulo II e engrandecido nele a ternura da Tua paternidade, a glória da Cruz de Cristo e o esplendor do Espírito de Amor.

Com a sua rendição incondicional à Sua infinita misericórdia e na materna intercessão de Maria, que nos deu uma imagem viva de Jesus Bom Pastor, nós optamos pela santidade, a dimensão sublime da vida cristã ordinária, a única trilha para alcançar a comunhão eterna convosco.

Por sua intercessão – do servo de Deus João Paulo II –  concedei-nos de acordo com a Sua vontade, a graça que imploramos, na esperança de logo estarmos no número de seus santos.

 Amém!

 Com informações do portal www.cancaonova.com

 

 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles