Os desdobramentos do ateísmos foram revelados em uma pesquisa que não surpreende quem tem fé. A maioria dos jovens franceses que aderiram ao terrorismo dos grupos islâmicos são oriundos de famílias ateístas.

jovens

Confira a informação publicada no site EBC Notícias:

A maioria dos jovens franceses que aderiram a grupos radicais islâmicos não foi criada em famílias seguidoras do Alcorão, mas em famílias ateístas. A informação consta de estudo feito pelo Centro de Prevenção Contra os Desvios Sectários ao Islã (Cpdsi).

Conforme os dados, 160 famílias foram entrevistadas. Elas fazem parte de um universo entre 700 e mil jovens que o Ministério do Interior da França estima terem aderido a organizações como o Estado Islâmico (Isis) e a Al Qaeda. Alguns chegaram a viajar para países como Síria e Iraque e tomar parte em ações armadas.

Entre as famílias ouvidas, 128 (80% do total) classificam-se como ateias. Dessas, ao menos 12 afirmaram manter na memória a lembrança de traumas provocados pela intolerância racial ou religiosa, como o Holocausto judeu ou a perseguição ao povo argelino, de onde descendem muitos dos jovens nascidos na França ou naturalizados franceses que aderem à luta jihadista.

A maior parte das 160 famílias está na terceira geração de cidadãos nascidos na França. Apenas 16 delas (10%) relataram que os avós dos jovens recrutados nasceram em outros países, especialmente em ex-colônias francesas, como Argélia e Marrocos. Para os responsáveis pelo estudo, isso minimiza os sentimentos “de falta de raízes ou de não pertencimento” que, até recentemente, influenciava jovens que se deixavam atrair por discursos radicais.

O estudo indica que 84% das famílias são de classe média (67%) ou alta (17%). Os jovens têm, em sua maioria (43%), entre 18 e 21 anos. Nas faixas de 15 a 18 anos e de 21 a 28 anos, estão, respectivamente, 20% e 37% dos jovens arregimentados. Segundo os pesquisadores, são raros os casos de pessoas com mais de 30 anos que aderem às causas dos grupos radicais.

VOTE NO ANCORADOURO

vote

Um pedido. O  ANCORADOURO é um blog católico hospedado na plataforma do jornal O POVO Online, um dos mais tradicionais do país.  Vote na enquete que o jornal está fazendo para escolher o blog favorito da plataforma. É muito simples. Basta acessar o link http://goo.gl/LZxpm1 , escolher a opção Ancoradouro, ir ao final da página, digitar no quadro os caracteres que aparecem e clicar em votar. Ajude-nos a evangelizar. Precisamos de muitos votos por isso o seu é muito importante.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles