Nesta sexta-feira, dia 11, a Igreja do Rosário, a mais antiga da cidade de Sobral(CE), foi invadida e roubada. Os ladrões levaram uma mesa e uma caixa de som. Também tentaram arrancar o cofre, mas não conseguiram. Os marginais deixaram um rastro de destruição no templo.

Quando a capela do Rosário foi construída no século XVIII, por volta do ano de 1740, Sobral ainda era Caiçara e só havia dois povoamentos nas proximidades do rio Acaraú, o do Rosário e o da Matriz. Era chamada antigamente de “Igreja do Rosário dos pretinhos”, porque era situada em uma comunidade de escravos. Era uma capela bem pequena feita de barro. Depois, em 1777, é que ela foi refeita de pedra e cal.

Igreja é a mais antiga da cidade de Sobral.

Em 1760, o povo da comunidade queria reconstruir a igrejinha de pedra e cal, mas isso só aconteceu muito depois. Por volta de 1777, o templo já estava reconstruído e coberto. Ao longo do tempo, a Igreja foi mudando internamente. O piso foi modificado e ganhou mosaicos. No lugar do altar de madeira, foi construído outro de tijolo. O telhado foi também substituído. Em 1942, a Igreja do Rosário foi reinaugurada depois de uma grande reforma que incluiu um novo forro, um novo altar e novas luminárias.

Confira as imagens

 

Com informações do jornal Correio da Semana. 

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles