Foto: Divulgação

Quando pensamos em croissant, logo nos remetemos às famosas padarias francesas. Mas o que muitos não sabem é que o delicioso pão de massa folhada, na verdade, foi criado na Áustria por volta de 1686. O país estava em guerra contra a Turquia e ,durante uma batalha, um grupo de padeiros foi responsável por alertar o exército austríaco sobre a invasão dos turcos, que cavavam um túnel sob a cozinha do acampamento. Para comemorar a vitória, os padeiros produziram um pão em forma de lua crescente, símbolo da bandeira da Turquia, como forma de zombar de seus adversários.

Amor em forma de croissant

Val Passos, chefe do Imprensa Café

A verdade é que o pequeno pão folhado ganhou diversos tamanhos, variedades de sabores e o carinho do brasileiro. O salgado passou por muitas mudanças e agora pode ser encontrado com vários tipos de recheios, sendo doces e salgados, para todos os gostos, sempre trazendo um toque romântico na apresentação do prato. A evolução na preparação desse prato acabou gerando uma procura maior pelos consumidores, o que fez com que as padarias e cafés precisassem inovar e oferecer um cardápio cada vez mais amplo. “O croissant invadiu nossa cidade de forma artesanal e com grande diversidade de sabores. Super combina com recheios doces, como nutella ou doce de leite acompanhado de sorvete, ou simplesmente quentinho acompanhando um bom café.”, destaca Val Passos, chefe do Imprensa Café.


Os múltiplos sabores do croissant

Foto: Divulgação

Outro modo de trazer um diferencial na preparação desse prato é unir sabor e cultura, também podendo acrescentar um elemento da culinária local. “Gosto dele com carne do sol puxada na manteiga da terra, traz aquela mistura do regional com o sofisticado e cheia de charme.”, completa Val.

As deliciosas e nada óbvias combinações dentro do croissant mostram que ele pode ser facilmente considerado “o novo sanduíche”, além de conseguir proporcionar uma experiência gastronômica especial, trazendo a mistura da crocante massa europeia com um elemento tão tradicional da cultura nordestina.

O croissant recheado de ingredientes açucarados também se popularizou por trazer um contraste saboroso entre o salgado e o doce. Alguns cafés já oferecem o prato acompanhado de sorvete. “A combinação do croissant e seu recheio quentinho com o sorvete ainda pode parecer excêntrica para alguns, mas já tem sido bastante procurada por causar uma explosão de sabor.”, afirma a Val Passos.

Onde encontrar
Imprensa Café

Endereço: Avenida Desembargador Moreira, 2355 – anexo ao Imprensa Food Square.
Horário de Funcionamento: De Segunda a Sexta: 11h às 23h; Sábado: 16h às 23h; Domingo: 07h30 às 11h (café da manhã) e 16h às 23h.
Preços: R$ 14,00 – R$ 19,00

About the Author

Renata Maia

Jornalista. Apaixonada por culinária e gastronomia. Encantada pelo mundo das panelas e em descobrir sabores, cores, temperos e texturas. Acredita que a comida pode e deve despertar bons sentimentos e criar memórias de felicidade e afeto. Sigam: @coresetemperos

View All Articles