Educação

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é editado em Braile

braille-1Como é bom ouvirmos notícias como essa!

Minha sensação é que estamos começando a praticar a equidade educacional e a respeitar as diferenças!

Foi lançado pelo Senado na quarta-feira dia 15 de maio, o Guia do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa na versão em Braile.

A elaboração ficou a cargo da Secretaria Especial de Editoração e Publicação (SEEP), por requerimento do senador Romeu Tuma.

A ideia é enviar a publicação as secretarias estaduais de educação, instituições, associações e ONGs que atendem por essa necessidade, além dos outros países de Língua Portuguesa.  

Pelos dados do Censo de 2000, no Brasil existem 148.000 pessoas com cegueira total e 2,5 milhões com baixa visão. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), as escolas brasileiras têm pouco mais de 8.600 alunos com deficiência visual.

Não fez mais do que sua obrigação, senador! Agora é a vez dos secretários de educação e educadores fazerem esse material chegar a quem é de direito e utilizá-lo para o devido fim, com a competência necessária. Para quem ainda não procurou se incluir nessa, existem instituições excelentes que oferecem o curso em braile. Eu estou fazendo. É muito bom se sentir incluída! Faça a sua parte também! É seu dever!

Recomendado para você