Educação

Um novo olhar

423 2

Emoção. Essa foi à palavra que minha amiga Maria Teresa definiu ao relatar as experiências que está tendo com seus filhos: Maria Clara e Carlos Neto.

Ela me contou que os meninos estão estudando numa escola construtivista e que, pela primeira vez, no dia das mães, não estava somente sentada na plateia observando todas as homenagens pensadas pelos educadores e executada pelos educandos. A plateia era o mundo! Estava ela com seu filho no colo. Os dois eram palco e plateia ao mesmo tempo!Trocavam de posição, transformavam-se, valorizando cada um, suas especificidades, para crescerem juntos. E como ela estava radiante com a possibilidade de aprender com seu filho! E como ele aprendia cada vez com ela.

Esse é um dos grandes desafios da educação: tornar o aprendizado uma ação em que o educador constrói uma proposta de trabalho junto ao educando, lançando as ferramentas para a concretização das ações, mas, quem edifica o conhecimento é o educando.

Os pais também precisam ser educados nesse modelo de participação escolar. Afinal, foram anos e anos com uma única função: entregar seus filhos na porta da escola e esperá-los em casa lindos, inteligentes e prontinhos para o mundo! Como se eles (os pais), não tivessem nenhuma obrigação a mais. A escola já era muito cara!

joaninha2Maria, além de mãe, é uma excelente profissional. Gerencia o coração do jornal, que é o Banco de Dados. Eu aprendo todos os dias também com ela.

Recomendado para você