642 novos diretores de escola tomam posse Crédito: Antônio Carlos

O governador Cid Gomes deu posse nesta segunda-feira (14), na Secretaria da Educação, aos 642 novos diretores das escolas públicas.

Durante a cerimônia, o governador assinou duas mensagens que serão encaminhadas à Assembleia Legislativa. A primeira delas institui o Prêmio Aprender pra Valer, destinado ao quadro funcional das escolas da rede estadual. A outra mensagem cria a premiação para os alunos do ensino médio com melhor desempenho em Língua Portuguesa e Matemática.

 A “novidade”, no processo de seleção, segundo Izolda Cela, Secretária de Educação, foi a capacitação pela qual os selecionados foram submetidos. “Foram mais de 500 horas. Após a participação do curso a distância de Gestão da Educação Pública e Exames de Títulos, foi realizada a eleição direta e secreta pela comunidade escolar, como forma de atender ao preceito constitucional de gestão democrática”, disse.

Para o professor Plácido de Souza, diretor eleito do Liceu de Maracanaú, o segredo para o sucesso na educação é se espelhar nas coisas boas que já se registram em algumas escolas e expandir para toda a rede estadual.

As metas de evolução de aprendizagem avaliadas no Prêmio Aprender pra Valer terão por referência os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Serão premiadas, em 2009, todas as escolas que alcançarem a meta de evolução de 10% sobre sua média de proficiência do Spaece 2008, tanto em Língua Portuguesa, quanto em Matemática e em cada uma das séries do ensino médio. 

As escolas terão também que ter uma média mínima de participação de 80% dos alunos na avaliação do sistema.

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento da Escola, Conceição Ávila, o prêmio foi concebido para estimular os gestores, professores e alunos na implementação de um projeto pedagógico que possibilite a permanência dos alunos das escolas. “Um reconhecimento pecuniário é uma forma de estimular os profissionais das escolas que apresentam bons resultados de aprendizagem dos alunos.

Dessa forma, quando aprovado, o Prêmio vai possibilitar o pagamento de mais uma remuneração mensal ao quadro de profissionais da unidade selecionada”, explicou.

Já o prêmio para os alunos serão beneficiados aqueles que alcançarem as médias de proficiência adequadas em Língua Portuguesa e em Matemática na avaliação do Spaece serão premiados com um computador. Conforme a escala de proficiência do Spaece que vai de 0 a 500 pontos, o nível adequado para o ensino médio inicia-se a partir de 325 pontos em Língua Portuguesa e 350 pontos em Matemática.

Fonte: Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles