A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE (Pnad-2006) estima que 31 milhões de brasileiros entre 15 e 24 vivem nas 11 regiões metropolitanas com os mais altos índices de criminalidade do país, sendo 51% negros e indígenas, em situação de vulnerabilidade.

vulnerabilidadeSe não for dada oportunidade a esses jovens, 33 mil adolescentes poderão ser assassinados no Brasil até 2012, releva pesquisa encomendada pelo Ministério da Justiça. Com o objetivo de mudar essa realidade, os ministros da Justiça, Tarso Genro, e da Igualdade Racial, Edson Santos, lançaram o projeto Farol – Oportunidade em Ação.

A parceria entre a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e o Ministério da Justiça, pelo Pronasci, dará apoio financeiro a projetos que visem à promoção e garantia de direitos de adolescentes e jovens afro-brasileiros entre 15 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social.

Os recursos previstos são de R$ 3,3 milhões até o final de 2009 para 78 municípios, em 13 estados. Serão contemplados projetos que objetivem a ressocialização de jovens em iniciativas educativas e profissionalizantes, que permitam o seu acesso e de suas famílias às políticas sociais e que promovam os direitos humanos, considerando gênero, etnia, raça, orientação sexual e diversidade cultural.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles