De hoje até 31 de março, Fortaleza irá sediar o maior encontro de cultura brasileira, a Teia 2010 – Tambores Digitais.

Como o nome já diz, a Teia é um emaranhado de manifestações culturais de diversas regiões e em várias linguagens, uma oportunidade de revelar os diversos Brasis através da descentralização da produção.

O melhor de tudo: uma oportunidade única de apresentar para as escolas e para as novas gerações, culturas ancestrais, que muitas vezes não encontramos nos livros. São saberes orais, danças, confecção de instrumentos e toda a riqueza de uma gente que tem muito para nos ensinar, para contar, para fazer e compartilhar!

Mas o encontro vai além. Nele será realizado o III Fórum Nacional de Pontos de Cultura, junto com seminários, painéis, debates, exposições, uma feira de economia solidária e apresentações artísticas.

Maracatu Az de Ouro - fundado em 1936

Maracatu Az de Ouro - fundado em 1936

As atividades contarão com a presença de convidados e artistas do Brasil, da África, Europa e América Latina, e com a participação de representantes de 2.500 Pontos de Cultura.

A ideia destas discussões é consolidar a Teia como um espaço político e cultural destes Pontos e discutir a gestão compartilhada do Programa Cultura Viva.

Esta é a quarta edição da Teia e a terceira do Fórum Nacional de Pontos de Cultura. Os eventos anteriores ocorreram nos anos de 2006, em São Paulo; 2007, em Belo Horizonte; e 2008, em Brasília.

A cada ano são escolhidos diferentes temas para o evento. A Teia 2010 – Tambores Digitais vai focar a comunicação e a cultura digital.

O nome “Tambores Digitais” é uma referência à fala do mestre da Casa de Cultura Tainã, que compara o instrumento usado como forma de comunicação entre as tribos à internet.

jongo_1

Hoje em dia a cultura digital, com a internet e a vida em rede, multiplicaram e ampliaram o som e o número de tambores das nossas tribos. Os Tambores Digitais dos Pontos de Cultura irão se encontrar no Cortejo da Cidadania, formando o primeiro Encontro de Tambores da Teia.

Quem quiser conferir a programação poderá participar, por exemplo, do Cortejo da Abolição da Cultura – Pela Cultura Livre!, que irá reunir grupos artísticos de todo o país. A Teia 2010 tem início no dia em que o Ceará celebra 126 anos da abolição da escravatura. O estado deu fim à escravidão quatro anos antes da Lei Áurea.

Carimbó "Os Quentes da Madrugada" - Pará

Grupo de Carimbó "Os Quentes da Madrugada" - Pará

O evento acontece no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e está aberto, de graça, a todos que desejam participar de suas atividades.

A programação é farta. Veja um pouco do que acontece:

– Homenagem ao Dia do Maracatu, com coroação das Rainhas dos 14 Maracatus Cearenses ao som do batuque;

– Teia das Ações: seminários das ações do Programa Cultura Viva;

– Mostra Artística dos Pontos de Cultura e Artistas consagrados;

– Cortejo da Reabolição pela Cultura – cortejo com grupos artístico de todo Brasil, na Avenida Beira Mar, com apresentação de cantores Cearenses encerrando o Cortejo;

– III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura

Destaques da Programação Artística:

Orquestra Eleazar de Carvalho e Irmãos Aniceto (CE), B. Negão (RJ), Grupo Cultural Manguerê (ES), Marcos Adriano Mautner & Nelson Jacobina (RJ) com Jongo, Mestre Zé Duda e o Maracatu Estrela de Ouro (PE) (foto), Carimbó Os Quentes da Madrugada (PA), Orquestra Tambores de Aço Tainã (SP), Afoxé Alafin Oyó (PE), Kilombando (BA), Tambores do Tocantins (TO), Fiandeiras de Anápolis (GO), Mombojó (PE), Orquestra Armorial do Cariri (CE), Fundação Social Raimundo Fagner (CE), Orquestra de Berimbau do Morro do Querosene (SP), Beirão e Rapadura (DF), Tambores da Floresta (MA), Linha Dura (MT), Chico César (PB) e vários grupos cearenses ao longo da programação.

Leia essa nota na íntegra em tembiu.pro.br.

Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto abriram a Teia 2010 hoje no Dragão do Mar

Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto abrirão a Teia 2010 hoje no Dragão do Mar

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles