Adversidades e estresse no início da vida podem levar a problemas de saúde no futuro e até mesmo à morte prematura, segundo uma série de estudos apresentados em encontro da Associação Americana de Psicologia, na Califórnia (EUA), na última semana.

Os estudos, que apoiam outras pesquisas já realizadas, sugerem que o estresse na infância, provocado pela pobreza ou por abusos, pode desencadear doenças cardíacas, inflamação e acelerar o envelhecimento celular das crianças.

Para a cientista e coordenadora dos estudos, Karen Matthews, ambientes imprevisíveis e com estresse levam meninos e meninas a ficarem hipervigilantes em relação a percepções de ameaças do ambiente ao seu redor, o que gera problemas duradouros a longo prazo.

Fonte: O Tempo (MG)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles