A Universidade Estadual do Ceará (UECE) recebe até hoje, 24 de novembro, as inscrições para seleção de candidatos ao primeiro Doutorado em História, na modalidade DINTER (Doutorado Interinstitucional).

Com uma oferta de 10 vagas, o doutorado será oferecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e vai beneficiar a UECE e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). O Programa DINTER foi instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as duas instituições foram beneficiadas pelo edital Novas Fronteiras em julho de 2009.

Informa a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que as 10 vagas do Doutorado em História estão distribuídas nas seguintes linhas de pesquisa do Programa: quatro vagas para a Linha de Pesquisa História e Culturas Políticas; quatro vagas para a Linha de Pesquisa História Social da Cultura; e duas vagas para a Linha de Pesquisa Ciência e Cultura na História. O curso tem início no primeiro semestre de 2011.

As inscrições serão realizadas na Secretaria do Curso de Mestrado Acadêmico em História da UECE (MAHIS), na Avenida Paranjana, 1700, no Campus do Itaperi, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 13h e das 14h às 18h. Serão aceitas inscrições via Correio (SEDEX), desde que postadas até o dia 20 de novembro de 2010.

A iniciativa de utilizar a competência de programas de pós-graduação como o DINTER, já consolidados com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabiliza a formação de doutores fora dos grandes centros educacionais. O Programa DINTER foi instituído pela CAPES em setembro de 2005, e tem como objetivo oferecer a um grupo ou turma de alunos a formação em nível de doutorado, sob condições especiais.

Contatos: (85) 3101-9611  e-mails: mahis@uece.br  sites: www.uece.br/mahis e www.fafich.ufmg.br/ppghis.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles