Diante da baixa qualidade da educação pública brasileira, muitas famílias acabam investindo uma parcela significativa da sua renda com educação privada.

Uma pesquisa recente do Centro de Políticas Públicas (CPP) do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) calculou pela primeira vez o total de gastos privados com educação como proporção do Produto Interno Bruto (PIB).

O valor gasto pelas famílias brasileiras com educação atingiu 1,3% do PIB em 2009.

O total gasto com educação em cada país depende de uma série de fatores. O primeiro deles é a qualidade da educação pública.

Quanto maior é o aprendizado dos alunos nas escolas do governo, menor é a probabilidade de que as famílias queiram gastar sua renda com educação privada.

Fonte: Valor Econômico (SP)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles