O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai aplicar a Prova Brasil 2011 em novembro. Entretanto, os resultados da edição anterior ainda não são de conhecimento público.

Na opinião de especialistas, a falta de transparência e o atraso na divulgação de dados da avaliação colocam em cheque a credibilidade do principal instrumento de medição da qualidade do ensino básico no País.

Aplicada a cada dois anos a mais de cinco milhões de estudantes, a Prova Brasil afere conhecimento em matemática, com foco em resolução de problemas, e língua portuguesa, com ênfase em leitura.

Luiz Araújo, especialista em políticas educacionais, acredita que o Inep esteja sobrecarregado. “Houve um desvirtuamento de finalidade do instituto, que passou de centro de pesquisas para se tornar um aplicador de provas”, avalia.

Fonte: Valor Econômico (SP)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles