De 184 instituições, 67 (36,4%) não apresentam o mínimo de três programas de mestrado e um de doutorado, exigência para conquistar o status de universidade.

Além disso, 15 delas não têm nenhum programa em funcionamento. Os dados são de um levantamento realizado por Antônio Freitas, membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE).

O estudo, que levou em consideração os índices da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do mês de março, também detectou que a diferença entre a média geral do Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições públicas e privadas é de menos de um ponto.

 “Muitas universidades não cumprem o requisito, que é até ridículo, muito baixo. Em outros países, nem seriam consideradas universidades”, diz Freitas.

Fonte: O Tempo (MG)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles