Casos de racismo, divulgados recentemente, revelam que apesar de o Brasil ser um país exaltado pelo seu multiculturalismo, muitos de seus cidadãos não abraçam essa diversidade e protagonizam atos de humilhação e preconceito.

Só em 2013, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial recebeu 425 denúncias de racismo, por meio da ouvidoria. Doze a mais que no ano anterior. Entre as campanhas existentes na tentativa de dar fim a este mal está a “Por uma Infância sem Racismo”, lançada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 2010 e ainda com grande repercussão.

O foco da ação é combater o racismo na sua origem e, assim, conscientizar as pessoas para uma cultura de valorização e respeito às diferenças. “Sem isso, continuaremos a negar o racismo, perpetuando dessa forma essa situação injusta e desigual. Entretanto, já observamos que há uma sensibilização para o tema. “, explica Alexandre Amorim, especialista de comunicação do Unicef.

Confira o manual no link http://www.unicef.org/brazil/pt/multimedia_19296.htm

Fonte: A Crítica ONLine

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles