Educação

OMS anuncia descoberta de vírus da pólio no Brasil

Um vírus da pólio foi descoberto durante uma inspeção de rotina em águas residuais realizada em março passado no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (leste deSão Paulo).

O vírus foi detectado em uma amostra de água coletada durante a inspeção de rotina, acrescentou a OMS, mas até agora nenhum caso de poliomielite foi registrado. “Não existe prova alguma de transmissão deste vírus denominado poliovírus selvagem tipo 1” (ou WPV1), destacou a OMS.

A região das Américas é considerada livre de transmissão do vírus da pólio desde 1991 e o Brasil, desde 1989. Ainda segundo a OMS, não houve nenhum caso de transmissão do poliovírus selvagem no Brasil desde 1989. A

s autoridades sanitárias brasileiras reforçaram suas atividades de vigilância sobre o poliovírus selvagem, assim como sobre as pessoas não imunizadas.

Mais de 95% da população brasileira é vacinada contra a pólio no estado de São Paulo e na cidade de Campinas, onde a última campanha de vacinação foi realizada em junho de 2013.