Educação

Trabalho infantil atinge 168 milhões de crianças

351 2

Cerca de 168 milhões de crianças em todo o mundo ainda estão envolvidas em alguma forma de trabalho infantil, de acordo com análise feita em 190 países e publicada pelo Centro de Análise de Política Mundial da Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Dessas, 85 milhões estão engajadas em trabalhos perigosos que botam em risco sua saúde e segurança. Os números marcam o aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, que há 25 anos reuniu países da Organização das Nações Unidas e resultou em um acordo que lançou as bases para um fortalecimento dos direitos e proteção das crianças em quase todos os países do mundo.

Atualmente, a Convenção é o único esforço global formal para melhorar os direitos das crianças. Apenas três países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) não ratificaram o tratado: Somália, Sudão do Sul e Estados Unidos – o último tendo justificado o atraso pela necessidade de verificar a compatibilidade do texto da Convenção com a legislação federal e de cada um dos estados.

Fonte: Gazeta do Povo