O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas) abriu o período de inscrições para a Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). Interessados têm até o dia 30 de maio. O evento, que está em sua quinta edição, traz o tema “Solo: base e fonte de vida”, em referência ao Ano Internacional dos Solos, comemorado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO-ONU).

A Obap é uma competição de conhecimentos que reúne estudantes de todo o país. A proposta é estimular jovens estudantes a prática de atividades de pesquisa e de inovação, além de envolvê-los em ações de desenvolvimento regional e produção de tecnologias que resultem em benefícios para a comunidade.

Podem participar da competição estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos em Agropecuária, Agricultura, Agroecologia, Zootecnia, Agronegócio, Alimentos, Agroindústria e cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos). As equipes devem ser compostas por três alunos e um orientador (professor ou técnico-administrativo) de uma mesma instituição.

A inscrição de cada grupo custa R$ 20 e deve ser feita, exclusivamente, pelo endereço www.obap.agr.br, de 15 de abril a 30 de maio de 2015. O orientador será o representante oficial para realizá-la. As instituições podem inscrever mais de uma equipe.

Etapas

A competição é realizada em três fases. As duas primeiras ocorrem no ambiente virtual pela plataforma Moodle, com testes de múltipla escolha, onde são avaliados os conhecimentos nas áreas descritas no conteúdo programático. A última etapa é presencial, composta por prova teórica e prática, e ocorrerá no câmpus Poços de Caldas nos dias 23 e 24 de outubro.

Da Assessoria de Comunicação do IF Sul de Minas

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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