Quando se diz que tem cearense em todos os lugares do mundo do mundo, não é brincadeira! O ballet cearense, representado pela coreógrafa e professora Janne Ruth, será homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo. A honraria acontece amanhã, quarta-feira (10/09), de 9h às 13h, durante o 3° Fórum Nacional de Ballet Clássico. O evento, proposto pela vereadora Edir Sales (PSD), vai contar com a participação de mais de 500 bailarinos de todo País.

Durante o Fórum serão premiadas três personalidades que fazem parte da mais importante instituição de Dança do País – o Conselho Brasileiro da Dança (CBDD). Além de Janne Ruth, Delegada do CBDD no Ceará (representando o Nordeste brasileiro), recebem também a honraria a Delegada do CBDD no Pará (representando a região Norte), Clara Pinto, e a Presidente do CBDD Nacional, Gisela Vaz, de Goiânia (representando o Centro-Oeste brasileiro).

A premiação é o reconhecimento ao trabalho dos que incentivam a Dança Clássica em seus estados.”É um momento único para a Dança, principalmente no Norte, Nordeste e Centro Oeste brasileiro, onde as dificuldades de ensino da Dança e de verba para o incremento desse ensino são mais difíceis”, destacou Janne Ruth.

O Fórum, idealizado a partir de uma demanda proposta pela Especial Academia de Ballet de São Paulo e Cia. Brasileira de Danças Clássicas, surgiu da necessidade de reunir os grandes nomes do Ballet brasileiro para discutir os problemas e a necessidade de levar às escolas de dança todo o País, ensino de qualidade. “O Brasil esta muito bem na Dança Clássica, mas precisa discutir mais essa matéria. É preciso levar esse ensino com qualidade e ser fiel aos grandes clássicos”, ressalta Janne Ruth.
O evento vai contar com grandes nomes do Ballet brasileiro, entre eles: Maitre Guivalde Almeida, da Cia. Brasileira de Dança e Delegado do Conselho Brasileiro de Dança do Estado de São Paulo (um dos bailarinos mais premiados do País); Priscilla Yokoi, diretora da Gala Clássica Internacional e Luciana Mantegazza, do Balleto Danza Internacional.

MAIS – Jannne Ruth fundou sua Escola de Ballet em Fortaleza em 1981, é formada em Ballet Clássico pela Escola de Ballet Hugo Bianchi e em Ballet Contemporâneo pela Escola Wilma Vernon, no RJ. Tem metodologia do Estudo e Ensino da Dança, Nível Profissional nos 09 estilos de Dança, na Dance Center, em Salvador Bahia e mestrado em Dança pela UNIC – União internacional de Intercâmbio Cultura – Brasil – França e USA.
Como coreógrafa tem cursos, mestrados e participações em Festivais nas diversas cidades do Brasil e do exterior: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belém, Recife, Amazonas, Salvador, Campina Grande, Teresina, João Pessoa: Praga – República Tcheca, França, Inglaterra, Bélgica, Itália, Espanha e Suíça. Estudou com grandes Mestres (Eugênia Feodoro, Hugo Bianchi, Dilma Smith, Lenny Deile, Carlota Portela, Dalal Achcar, Marika Gidale, Décio Otelo, Mario Nascimento, Denis Gray, Jô Jô Smith, Hugo Bianchi, Thoshie Kobayashi, Fernando Nunes etc.

Janne Ruth Fundou o Fórum Estadual de Dança do Ceará em 1988, foi Presidente dos Grupos Profissionais de Dança do Ceará de 1985 a 1996, faz parte do colegiado do COMDICA como Conselheira e hoje é gestora do FECA – Fundo da Infância e da adolescência.

Em 1991 fundou a Cia. de Dança Janne Ruth, hoje denominada BCAD Cia. de Dança. Em 1994 Fundou o Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações- BCAD, uma instituição sem fins lucrativos, onde o objetivo é utilizar a arte, Cultura, Educação e o Esporte, para resgatar da área de risco crianças, adolescentes e Jovens excluídos da sociedade.

Em 2000 criou o FENDAFOR – Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará.

Nos últimos 22 anos, mais de 14.000 mil crianças e jovens foram atendidos pelos projetos sociais comandados por Janne, mais de 1600 alunos formados em Ballet Clássico, 54 Tournées realizadas; 06 internacionais e 48 nacionais, protagonista ainda de 240 prêmios no Brasil e no exterior. Janne Ruth é ainda idealizadora e diretora do FENDAFOR – Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará que acontece desde 2000 em Fortaleza e mais 16 municípios do estado do Ceará.

Em 2011, fundou o Curso VILA CULTURAL, Qualificação e Intercâmbio em Dança e Teatro para agentes culturais do interior do estado do Ceará. Com esse curso já atendeu 64 municípios do Ceará e alguns da Paraíba, são mais de 320 artistas beneficiados e capacitados através dessa ação.

Do Ceará para o mundo! Parabéns Janne Ruth!

Fonte: Adriana Saboya – 99994.4454
Suely Frota – 98870.8442/99984.8442

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles