Educação

Começa hoje o Festival Acordes do Amanhã

Mais de 130 apresentações em oito cidades, das quais, seis no Ceará. Esse é o Festival Acordes do Amanhã, que acontece de 27 a 30 de abril, revelando a música como instrumento potencial para transitar e transformar diferentes esferas sociais, ocupando e recriando lugares de uma cidade possível. Hoje, dia 27 (quinta-feira), o Festival será em Fortaleza, com 90 apresentações, das 7 horas da manhã até às 20h, em praças, mercados, terminais de ônibus, Beira-Mar, Vila do Mar e Cineteatro São Luiz. Nos três dias seguintes será em Sobral/CE, Orós/CE eSão Luiz Gonzaga/RS (dia 28),  Aquiraz/CE e Cachoeira Dourada de Goiás/GO (29), Guaramiranga/CE (29 e 30) e São Gonçalo do Amarante/CE (30). Toda a programação é gratuita.

Em cena, os mais diversos grupos profissionais, de carreira consolidada na cena da música erudita e instrumental, como o Quinteto de Metais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), grupo convidado para encerrar a programação em Fortaleza no dia 27 às 20h, no Anfiteatro da Beira-Mar. Também participam do Festival jovens estudantes de música de 18 instituições do país integrantes da Plataforma Sinfonia do Amanhã, tendo na arte uma ferramenta de transformação social, dando visibilidade aos trabalhos por elas desenvolvidos. No total, são mais de 1.000 artistas envolvidos em 130 apresentações.

O Festival Acordes do Amanhã é apresentado pela Enel Distribuição Ceará, a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, numa realização da Quitanda das Artes, Instituto Raimundo Vieira Cunha (IRVC) e Instituto BR Arte, com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero Produções.

Em Sobral, onde o Festival será recebido pela  Escola de Música, haverá 24 apresentações às 8h, 12h e 17h no Beco do Cotovelo, Rodoviária, Coluna da Hora, Mercado de Sobral, Arco do Triunfo e Praça de Cuba. Também às 17h o Festival leva música para Sinhá Saboia, Santa Casa, Nova Caiçara e Novo Recanto. Em Orós, a Fundação Raimundo Fagner apresenta orquestra e coro juvenil às 17 horas no Dançódromo. Em Aquiraz, a Tapera das Artes acolhe o projeto para as apresentações do coral, da Orquestra Jovem e do Quinteto de Metais da UFBA, às 19h no teatro da instituição.

Em Guaramiranga, a programação começa no dia 29 ao por do sol na Linha da Serra e à noite, a partir das 20h, na Praça  do Teatro Municipal Rachel de Queiroz. No dia 30 estará na Igreja Matriz às 9h e às 17h, e à noite, mais apresentações na Praça do Teatro. Já em São Gonçalo do Amarante, a programação será à noite na Praça da Matriz.

Nos demais estados, o Festival acontece no dia 28 em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, sede do Projeto Música na Escola, integrante da Plataforma Sinfonia do Amanhã, e no dia 29 em Cachoeira Dourada de Goiás, contando com apresentação da Orquestra Sinfonia do Amanhã.

O FESTIVAL – O Acordes do Amanhã configura-se como um complexo de atividades que buscam promover a integração entre instituições que atuam na formação e educação musical no Ceará, dando visibilidade aos seus trabalhos. Por meio de ações de circulação, e aproximando os seus fazeres na busca pela composição de um espaço que aproveite a energia existente em cada um, o festival busca gerar resultados mais potentes para a difusão musical no estado.

PLATAFORMA SINFONIA DO AMANHÃ – A Plataforma Sinfonia do Amanhã é uma rede que visa o aprimoramento e o fortalecimento das instituições que trabalham com educação musical. A rede proporciona a manutenção e o desenvolvimento de grupos de referência que têm como foco o desenvolvimento da cidadania com o ensino e a prática de música para crianças e jovens. Formada por 18 entidades (15 do Ceará, uma de Goiás e duas do Rio Grande do Sul), a Plataforma ativa uma interação mais sistemática entre atores que realizam projetos e ações significativas na área da formação e criação musical com base em três eixos: articulação, formação e difusão. 

 

PROGRAMAÇÃO EM FORTALEZA (DIA 27)

7h às 9h – Terminais de ônibus;

9h às 11h – Percurso ônibus e metrô;

10h às 11h – Cineteatro São Luiz;

12h às 14h – Praça do Ferreira, Praça José de Alencar, Praça Coração de Jesus, Mercado São Sebastião, Mercado Central e IFCE;

17h às 18h – Praça do Ferreira, Praça José de Alencar, Praça Coração de Jesus, Praça da Messejana, Praça da Imprensa, Praça Joaquim Távora, Praça da Paz, Praça Luiza Távora, Polo de Lazer do Conjunto Ceará, Praça da Gentilândia e Praça do Lago Jacarey;

16h às 18h – Vila do Mar, Beira Mar (Espigão da Rui Barbosa, Feira de Artesanato e Mercado dos Peixes), Praia de Iracema (Ponte Metálica, Espigão da João Cordeiro);

20h – Anfiteatro da Beira Mar

A programação completa em Fortaleza e nas demais cidades deve ser consultada no plataformasinfonia.org.

Fonte: DÉGAGÉ (Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira)