Imagem: O evento ocorrerá em Sobral, em alusão ao centenário do eclipse que ajudou na comprovação da Teoria da Relatividade (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O GAS – Interestelar, Grupo de Astronomia da Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará, é parceiro na realização do XXII Encontro Nacional de Astronomia, que acontecerá de 14 a 17 de novembro, em Sobral.

Nesta edição, aquela cidade cearense foi escolhida para sediar o evento em comemoração do Centenário do Eclipse de Sobral, ocorrido em 1919, que comprovou a Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein. Entre as atividades estão palestras, mesas-redondas, minicursos, roteiro cultural, oficinas e exposição de astrofotografia.

Fazem parte da organização do Encontro o Planetário de Sobral, o Planetário Rubens de Azevedo, o Clube de Astronomia de Fortaleza (CASF), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos (GAEA), com patrocínio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Mais informações sobre a programação e inscrições podem ser encontradas no site do evento.

Fonte: Prof. Ednardo Rodrigues, da Seara da Ciência – e-mail: ednardorodrigues@dee.ufc.br

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles