Estarão abertas, até 18 de outubro, as inscrições para a seleção do Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) em rede. De acordo com o edital nº 01/2019, serão disponibilizadas 170 vagas, 20 das quais pela Universidade Federal do Ceará.

Podem se inscrever profissionais da área da saúde graduados em cursos reconhecidos no Brasil e que exerçam atividades na gestão ou atenção na Estratégia Saúde da Família. Se o título tiver sido obtido no exterior, o diploma deverá estar devidamente validado no Brasil, segundo as normas vigentes.

O curso possui três linhas de pesquisa: Promoção da Saúde; Atenção e Gestão do Cuidado em Saúde; e Educação na Saúde. A duração mínima é de 18 meses e máxima de 23 meses, com carga horária de 960 horas, sendo 20% de atividades não presenciais.

São objetivos da pós-graduação: formar lideranças para a Estratégia Saúde da Família; incentivar o trabalho em equipe a partir do diálogo entre profissionais da Estratégia Saúde da Família e dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família; articular elementos da educação, atenção, gestão e investigação no aprimoramento da Estratégia Saúde da Família e do Sistema Único de saúde (SUS), com ênfase na atenção básica.

REDE – O Mestrado Profissional em Saúde da Família (MPSF) é uma parceria entre a UFC e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); a Universidade Estadual do Ceará (UECE); a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); a Universidade Federal do Maranhão (UFMA); a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); a Universidade Federal da Paraíba (UFPB); a Universidade Regional do Cariri (URCA) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), todas integrantes da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF).

Detalhes sobre inscrições, vagas e etapas da seleção estão disponíveis no edital nº 01/2019 ou no site do MPSF.

Fonte: Profª Fabiane Gubert, vice-coordenadora do MPSF – e-mail: fabianegubert@hotmail.com

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles