Governo do Ceará entregou 329 novas viaturas para as forças de segurança que compõem o Sistema de Segurança na segunda-feira. (Foto: Evilázio Bezerra-O POVO)

Fortaleza – Sim, o Ronda do Quarteirão acabou. O Governo do Ceará pode até dizer o contrário, mas, a rigor, virou passado. As novas viaturas já nem trazem o nome “Ronda”. Hoje, ainda chamam a unidade de Batalhão de Policiamento Comunitário. Entretanto, é só uma marca. Faz o policiamento ostensivo de sempre.

Haveria um constrangimento político para o Governo Camilo assinar o atestado de óbito da principal bandeira da segurança na Era Cid Gomes (2007-2015). Então, pratica-se a fórmula da desidratação.

Sabe como era antes o Ronda – embora usassem Toyota (apenas um trocadilho homófono)? As pessoas recebiam em casa folhetos com nomes e fotos dos policiais do quarteirão. Havia um telefone celular a bordo, para o qual o cidadão podia ligar.

Viatura nas ruas: o nome é Ronda do Quarteirão, mas só o nome (Foto: Mauri Melo-O POVO)

Na época, havia relatos de gente que descia do ônibus e ganhava escolta até em casa. Tudo isso se foi. As SW4 (que o senso comum chama de Hilux) já saíram da garantia e estão por aí nas oficinas não-autorizadas.

Hoje, o Governo fala em novas idéias na segurança e apresenta como principal ativo o Raio – um modelo de patrulhamento com motos lançado ainda no Governo Lúcio Alcântara (2003-2007). No começo, todos os carros eram iguais, como símbolo da integração. Isto também acabou.

O Ronda acabou.

 

Tagged in:

, ,

About the Author

Jocélio Leal

Editor-chefe dos núcleos de Negócios e Economia do O POVO- POPVeículos/ POP Imóveis e Construção/Empregos& Carreiras/ Editoria de Economia/ Colunista de Economia e Política no O POVO/ editor-executivo do Anuário do Ceará desde 2001/ Apresenta flashes do Blog nas rádios O POVO-CBN e Nova Brasil FM/ Apresentador da TV O POVO (Canal Futura)

View All Articles