A poeta Sara Síntique vai lançar o livro ÁGUA ou testamento lírico a dias escassos. O evento acontece dentro da programação da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. O lançamento está marcado para sábado, 17 de agosto, às 19h30min, na Praça Iracema, localizada no Térreo do Centro de Eventos do Ceará. Sara também realiza a Poemas de Brincar e participa do Sarau Multilíngue dentro das atividades da Bienal do Livro.

Sara Sintique (Foto: Igor Grazianno)

O livro de poesia é uma edição independente e foi editado por Nina Rizzi – poeta, tradutora, pesquisadora e responsável pela Editora Ellenismos. São 33 poemas compondo a obra, que tem posfácio assinado pelo professor Marcelo Peloggio. “Água, rebento da memória e, por extensão, da sensatez; de fato, testamento lúcido de quem faz da experiência comum a base para a criação poética (…) e por meio dela a experiência de todos e cada um agradece, afinal, a vida, dizem, provém das águas”, escreveu Marcelo Peloggio sobre o livro.

A linha temática que conduz o livro é a água: seus estados físicos, suas diversas potências poéticas – inclusive em sua escassez – sua capacidade de gerar e de destruir. “Água é fluidez, vapor, enxurrada, dilúvio, fumaça, mar, rio, lama, sangue…”, explica Sara Síntique.

Livro de Sara Síntique na Bienal

Sara Síntique é poeta, atriz, performer, mediadora de leituras e educadora. Mestra em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também se graduou em Letras Português – Francês. Nasceu em Iguatu (CE), em 1990, e reside em Fortaleza desde 2001. Autora do livro de poesia Corpo Nulo (Editora Substânsia, 2015). Escreve poemas quinzenalmente para o blog Leituras da Bel.

Serviço
Lançamento do livro ÁGUA ou testamento lírico a dias escassos
Quando: sábado, 17 de agosto, às 19h30min
Onde: Praça Iracema, localizada no Térreo do Centro de Eventos do Ceará.

Poemas de Brincar
Oficina de Arte para crianças de 7 a 10 anos
Quando: segunda-feira, 19 de agosto,  das 13h30min às 14h30min, e quinta-feira, 22 de agosto, das 10h30min às 11h30min

Sarau Multilíngue
Poemas de ÁGUA
Quando: segunda-feira, 19 agosto, das 12h às 12h30min

XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: de 16 a 25 de agosto
Onde: Centro de Eventos do Ceará (avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)
Entrada gratuita

https://open.spotify.com/episode/4E8R7dk8mj2RWMTjLKAn54?si=AIAkIfjXTk-6877U64qXDA

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles