O procurador da República Rômulo Conrado é signatário da nota (Foto: Evilázio Bezerra/ O POVO)

Procuradores da República do Ceará enviaram nota à imprensa nesta segunda-feira, 19, onde negam qualquer relação com o engenheiro Marco Antônio de Alencar Araripe, investigado na Lava Jato por suspeita de receber propina em esquema na construção da adutora do Castanhão.

“Acerca da noticiada atuação do engenheiro Araripe dentro da PR/CE, convém ainda esclarecer que referido senhor nunca foi assessor da PRCE e nunca prestou qualquer serviço aos aqui signatários, sendo até o momento indicado que apenas teria trabalhado a serviço do Procurador da República Alessander Sales”, diz trecho da nota.

O documento tem 14 signatários, entre eles o procurador Rômulo Conrado, primeiro responsável por apurar o caso no Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE). A nota esclarece que, “em nenhum momento”, ele “agiu para obstar, privilegiar ou excluir a completa a apuração do fatos” e que “que procedeu pessoalmente a diversas diligências”.

Diz ainda que a apuração referente ao engenheiro só deixou de ser feita no âmbito cearense “em face da prerrogativa de foro atinente ao Procurador da República Alessander Sales” e não por atuação incorreta de Conrado.

A mudança do processo para o procurador regional Wellington Cabral Saraiva, do Recife, aconteceu na última semana, após pedido do próprio Alessander de ser incluído na investigação.

Entenda 

Araripe foi citado como beneficiário de propina nas delações dos ex-excecutivos da Odebrecht Ariel Parente Costa e João Pacífico. Ele prestou serviço diversas vezes para o gabinete de Alessander, mas, segundo o procurador da República, a relação entre ambos era estritamente profissional, mas foi cortada quando ele soube das acusações.

Procuradores que assinaram a nota
1) Procurador da República Adalberto Delgado Neto
2) Procurador da República Anastácio Nóbrega Tahim Júnior
3) Procurador da República Celso Costa Lima Verde Leal
4) Procurador da República Edmac Lima Trigueiro
5) Procurador da República Fernando Antônio Negreiros Lima
6) Procurador Regional da República Geraldo Assunção Tavares
7) Procuradora da República Ilia Freire Fernandes Borges Barbosa
8) Procurador Regional da República Lino Edmar de Menezes
9) Procuradora da República Lívia Maria de Sousa
10) Procurador da República Marcelo Mesquita Monte
11) Procurador da República Oscar Costa Filho
12) Procurador da República Rafael Ribeiro Rayol
13) Procurador da República Rômulo Moreira Conrado
14) Procurador da República Samuel Miranda Arruda

Tagged in:

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles