Vereador quer criar sistema de milhagem do Bilhete Único (Foto: Divulgação)

O vereador de Fortaleza Jorge Pinheiro (PSDC) é autor do projeto de indicação 558/2017, que propõe a criação de um programa de milhas do Bilhete Único. O sistema de milhagem consiste em pontuações concedidas aos usuários de qualquer modalidade do transporte público municipal (ônibus e bicicletas e carros compartilhados), que seriam trocadas por descontos na utilização do mesmo serviço.

“Os pontos acumulados geram descontos padronizados na compra de passagens de ônibus, bem como na compra de tempo de utilização dos veículos compartilhados, ou em qualquer outro pagamento associado à utilização dos serviços de transporte público urbano do município”, esclarece o texto da matéria.

Os pontos seriam divididos em três tipos: A para as passagens de ônibus, B para as bicicletas e C para os veículos compartilhados.  “Cada ponto gerado pode ser consumido para gerar um desconto de R$ 0,10 no pagamento do acesso a outra modalidade de transporte público diferente daquela que gerou o ponto do tipo consumido”.

Na justificativa da matéria, o vereador afirma que o objetivo é “a retroalimentação do sistema do transporte público municipal mediante incentivos econômicos na utilização do próprio sistema único de transporte”.

Jorge também destaca que “a indicação abre margem para a celebração de convênios com organizações sem fins lucrativos, de modo a injetar maior movimento na economia da cidade com o auxílio dos usuários do sistema de transporte público”.

O projeto está na pauta desta quarta-feira, 11, e se for lido passa a tramitar, precisando ser aprovado em comissões e no Plenário. Por ser de indicação, o prefeito não precisa sancionar a matéria, mas também não precisa implantar a ideia, mesmo que ela seja aprovada pela Câmara Municipal.

About the Author

Letícia Alves

Repórter de política do jornal O POVO. Política local e nacional, bastidores e reportagens investigativas. Para sugestão de pautas, entrar em contato pelo e-mail: leticiaalves@opovo.com.br

View All Articles