Cid pediu apoio para Ciro. Foto: Reprodução/Facebook

O ex-governador Cid Gomes (PDT) voltou a utilizar as redes sociais, um ano e quatro meses depois, para pedir apoio para o irmão Ciro Gomes (PDT) na disputa pela presidência da República no ano que vem.

“VOTE AGORA! Enquete para presidente com resultado em tempo real”, dizia a primeira publicação. “De preferência no Ciro!!! Rsrs (sic)”, publicou, na sequência, na manhã desta segunda-feira, 11, no perfil do facebook.

No link publicado pelo ex-governador, a enquete, visualizada às 11h35, coloca o ex-ministro em quarto lugar da preferência do eleitorado, com 8,6% das intenções de voto. Atrás de Bolsonaro, com 39,2%, Lula, com 13,9%, e Álvaro Dias, com 10,9%.

A última publicação de Cid havia sido em agosto de 2016, com um vídeo de campanha do irmão mais novo, Ivo Gomes (PDT), durante campanha para a prefeitura de Sobral no ano passado.

Polêmicas

O ex-ministro da educação já criou polêmicas no facebook ao sortear, em agosto de 2013, dez ingressos para o show da Beyoncé. Na época, o Ministério da Fazenda havia baixado portaria que proibia distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda, quando efetuada mediante sorteio, vale-brinde, concurso ou modalidade assemelhada, sem autorização prévia da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda ou à Caixa Econômica Federal.

Em meio à polêmica, a assessoria de imprensa do Governo do Estado informou em nota que a portaria foi consultada e houve entendimento de que somente seriam vedados sorteios com fins comerciais e financeiros, de propaganda, ou quando se caracteriza como jogo de azar ou fins eleitorais. E, no caso, o que propôs o governador não estaria enquadrado em nada disso. Seria apenas “ação de diversão e de interação”. Ao anunciar a promoção, Cid disse que sua intenção era “incrementar a quantidade de pessoas que acompanham a página”.

About the Author

Wagner Mendes

Repórter do núcleo de política do O POVO wagnermendes@opovo.com.br

View All Articles