O eleitorado feminino é o maior no País e deve decidir a eleição. Foto: Helcio Nagamine/Fiesp

A mulher, mais uma vez, deve decidir as eleições deste ano. A expectativa é baseada nos últimos levantamentos do instituto Datafolha.

Em entrevista ao programa Central das Eleições, da Globo News, o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, afirmou, na noite desta terça-feira, 14, que o eleitorado feminino “inicia tendências”, e que elas são acompanhadas pelo eleitor masculino nos levantamentos seguintes.

A figura feminina ganhou protagonismo nas chapas majoritárias. No Ceará, quatro candidaturas ao Governo do Estado têm uma mulher na condição de vice, com exceção do candidato do PSTU, Francisco Gonzaga.

As principais preocupações das mulheres na campanha são saúde e economia. Já os homens se preocupam mais com corrupção. A preço de hoje, os candidatos presidenciais, Lula (PT) e Marina Silva (Rede), levam vantagem com as mulheres.

Se por um lado, as mulheres podem influenciar o voto dos homens em algum candidato, pode levar a ala masculina a também anular o voto, já que há um percentual grande desse nicho insatisfeito com a política.

Ainda de acordo com Paulino, cerca de 80% do eleitorado feminino está indeciso em relação ao voto.

About the Author

Wagner Mendes

Repórter do núcleo de política do O POVO wagnermendes@opovo.com.br

View All Articles