É possível que Jair Bolsonaro (PSL) vença eleição esta já no primeiro turno, neste domingo, 7. Possível, mas não provável. As pesquisas não indicam essa possibilidade. Porém, pela tendência que essas mesmas pesquisas indicam e pelo ânimo geral da campanha, é muito capaz que o capitão reformado tenha intenções de voto acima do que os institutos indicam. Se será maior a ponto de dar a ele a vitória no primeiro turno é outra conversa.

Bolsonaro está a nove pontos percentuais de distância pelo Ibope e dez pelo Datafolha. Fora de qualquer margem de erro. Nas últimas eleições, as pesquisas dos principais institutos sempre acertaram a colocação dos primeiros colocados. Sempre mostraram quando haveria segundo turno ou, pelo menos, mostraram isso dentro da margem de erro. O maior erro, neste século, foi no primeiro turno de 2014. A diferença entre o percentual atribuído a Aécio Neves (PSDB) e o resultado foi de sete pontos percentuais. Ou seja, se Bolsonaro passa dos 50%, será erro sem precedentes desde a década passada, pelo menos.

Mesmo assim, parece-me que o percentual de Bolsonaro será maior que estes 40%, 41%. Por alguns motivos. Primeiro, o crescimento contínuo que ele vem tendo. Nada sugere que irá parar nas últimas horas. Pelo contrário, é período de intensa movimentação e votos ainda estão em definição. E a militância pró-Bolsonaro é mais ativa que qualquer outra.

Se o eventual crescimento será capaz de levar o candidato à vitória no primeiro turno, aí já é outra questão.

About the Author

Érico Firmo

Colunista de Política e editor do O POVO

View All Articles