(Foto: Dário Gabriel/AL-CE)

Membros da Comissão de Acompanhamento das Obras do Rio São Francisco, da Assembleia Legislativa (AL-CE),  estarão em Penaforte, no extremo sul do Estado, no próximo dia 14, uma sexta-feira, para fazer acompanhamento dos trabalhos da transposição. A comitiva deve chegar ao município por volta de 8 horas. O Cinturão das Águas, complemento hídrico da Transposição, também será visitado pelos deputados. A chegada a Missão Velha  deve ocorrer 14 horas.

O principal objetivo das viagens é a elaboração de relatório de andamento dessas obras, que revele os empecilhos mais relevantes para a conclusão.  Finalizado o documento, uma viagem a Brasília está no radar dos deputados. Eles tentarão agenda com o ministério do Desenvolvimento Regional em busca de retorno concreto sobre quando, de fato, as águas do Rio chegarão ao Ceará.

No início deste ano, o responsável pelas obras, ministro Gustavo Canuto, esteve reunido com o governador Camilo Santana (PT) para tratar da questão. Ele prometeu conclusão das obras até o fim de maio. 

LEIA TAMBÉM: Em vídeo, ministro da Educação toca xote para “provar” que é cearense

Presidente da Comissão, o deputado estadual Guilherme Landim (PDT) afirma que as visitas particulares ao local são frequentes, mas faz questão de levar colegas parlamentares para averiguar o real estado das obras.  “Muito é falado sobre essa obra, mas quero ter a oportunidade de levá-los para ver os seis reservatórios em Brejo Santo que já estão prontos esperando a água chegar.”

Sobre o Cinturão das Águas, o pedetista diz que a estrutura é essencial, já que abastecerá o Açude Castanhão, que contempla Fortaleza e a Região Metropolitana.

“Nós não estamos na tribuna para colocar a culpa no Governo Federal ou quem quer que seja. Estamos fazemos o nosso papel, cobrando, mostrando o que está acontecendo em relação à obra, em relação à falta de repasse dos recursos, em relação aos problemas que aconteceram”, desabafou Landim.

Outro componente da Comissão, o deputado Danniel Oliveira (MDB) avalia que a queda dos repasses federais – aproximados 71% – ao Ceará resultam em preocupação, assim como a que ocorreu com o Banco do Nordeste (BNB) que, por enquanto, está resolvida. Ele informa que membros da pasta responsável acompanharão os deputados na visita.

Além de Landim e Oliveira, integram a comissão  Antonio Granja (PDT), Júlio César Filho (Cidadania), Marcos Sobreira (PDT), Nezinho Farias (PDT), Nelinho (PSDB), Queiroz Filho (PDT), Walter Cavalcante (MDB) e Danniel Oliveira (MDB).

 

About the Author

Carlos Holanda

Repórter de Política do O POVO

View All Articles