Ministro tocou xote para provar raízes em Ipu, Santa Quitéria e Sobral (Foto: Reprodução/Facebook)

O deputado Pastor Jaziel Pereira (PR) divulgou nesta terça-feira, 4, vídeo em que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, toca um xote de gaita para “provar” origens cearenses. “Tão falando por aí que minha família não é do Ceará. O Dr. Jaziel é testemunha que eu tenho os dois pés lá no Ceará. Um abraço para Santa Quitéria, um abraço para Sobral e para a metrópole Estados Unidos do Sobral”, diz o ministro.

“Já provou que é cearense de sangue, é cearense de coração, é um cearense ilustre que está aqui em Brasília e vai ajudar o Ceará e o Brasil”, diz Jaziel no vídeo. Depois, o ministro passa a tocar um xote em gaita, acompanhado por um triangulo. “Obrigado, Ceará”, diz ao final.

Durante sabatina na Câmara Federal no mês passado, o ministro revelou nesta terça-feira, 15, ter origens na Zona Norte do Ceará. “Minha família veio de Sobral, no Ceará, Ipu, Santa Quitéria”, disse, após ser questionado por fazer comparações com modelos de educação de países estrangeiros.

Curiosamente, as origens citadas por Weintraub são muito parecidas com a de outro ministro da Educação, Cid Gomes (PDT). Natural de Sobral, Cid foi nomeado no segundo mandato de Dilma Rousseff (PT) e ficou pouco mais de dois meses no cargo.

Tagged in:

,

About the Author

Carlos Mazza

Repórter do núcleo de Conjuntura do O POVO. Jornalismo de dados, reportagens investigativas, bastidores da política cearense. carlosmazza@opovo.com.br / Twitter: @ccmazza

View All Articles