Legenda: O curta-metragem alemão “Rising Hope” está entre as atrações do Festival
(Foto: Divulgação)

Temas como companheirismo e solidariedade são abordados nas produções, que valorizam a diversidade cultural e o desenvolvimento sociocultural de crianças e adolescentes

Curtas-metragens que não chegam aos circuitos comerciais de televisão e de cinema podem ser assistidos no Teatro Sesc Emiliano Queiroz, que recebe na próxima terça-feira, 30, a mostra itinerante, com acesso gratuito, realizada em parceira com o Instituto Nueva Mirada. Serão exibidos seis curtas europeus que divertem e motivam a reflexão, a curiosidade e o prazer da descoberta.

Trazer uma nova perspectiva sobre infância e juventude motivou a criação do Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada”, realizado anualmente na Argentina. Um dos mais importantes eventos do gênero, a iniciativa chegou ao Brasil em 2013. Neste ano, as Unidades do Sesc em todo o País recebem a 2ª mostra itinerante do Festival.

As artes audiovisuais têm capacidade de influenciar a educação e a cultura das sociedades, especialmente durante a infância e a adolescência. Por isso, o instituto Nueva Mirada estimula maior quantidade e, principalmente, melhor qualidade nas produções voltadas para esse público.

O festival ajuda a formar espectadores críticos, conscientizando sobre a necessidade de proteção de direitos de crianças e adolescentes. Além de ajudar a desenvolver comunicação, expressividade e criatividades nos jovens, permitindo-os criar e propagar suas próprias mensagens, em exercício de cidadania.

Sobre Nueva Mirada
Associação civil sem fins lucrativos, especializada em cultura, indústria cultural e comunicação, declarada de interesse cultural e educativo nacional pelo governo da Argentina. É membro da Aliança Global para a Diversidade Cultural e da Unesco e do Centro Internacional de Cinema para a Infância e a Juventude (Cifej).

Programação
Sinfonia Monstruosa (Alemanha, 2012): uma menina faz exercícios de voz com seus amigos monstros para assustar aos adultos.
O Caçador de Frangos (Bélgica, 2011): a vida pende por um fio. Às vezes depende apenas de um velho interruptor. A questão (tanto da vida como da morte) é: mantemos a luz acesa ou a apagamos.
Rising Hope (Alemanha, 2012): Rising Hope costumava ser o cavalo mais rápido do mundo, mas de repente começa a perder uma corrida atrás da outra.
Lágrimas de um Palhaço (Portugal, 2011): a história de um velho palhaço que tem uma vida rotineira e solitária. As decisões tomadas, por azar, não o levaram a um presente feliz.
Sinalizador (Suíça, 2008): Erwin é uma doninha que vive e trabalha em um semáforo. Seu trabalho é controlar as luzes.
Tarde ou Cedo (Suíça, 2008): um esquilo e um morcego. Dois mundos e dois momentos do dia se enfrentam. As forças subterrâneas governam o dia e a noite… E muito mais.

Serviço
Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada para a Infância e Juventude
Quando: 30 de outubro, às 9h e 15h
Onde: Teatro Sesc Emiliano Queiroz – Avenida Duque de Caxias, 1701
Entrada gratuita
Mais informações
(85) 3452 9090