médico segurando uma fita na mão

O diagnóstico da doença em estágios iniciais facilita o tratamento, por isso a prevenção é tão importante (Foto: Divulgação)

Foco da campanha Novembro Azul, o câncer de próstata é um dos mais frequentes entre os brasileiros

Dos meses “coloridos” com campanhas de conscientização sobre saúde, um dos mais populares é o Novembro Azul, que surgiu a partir de um movimento australiano. No Brasil, a campanha teve início em 2011 e busca levar informação sobre a saúde do homem, especialmente o câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. De acordo com estudos do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no País, em 2019.

A taxa de sobrevida da doença é alta, aproximando-se dos 100%, e aumenta quando o diagnóstico é feito ainda no início. Por isso é importante conhecer sobre o assunto. Para ajudar a trazer mais informações, Marília Bessa, enfermeira do programa de Saúde do Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc/CE) fala sobre alguns dos principais assuntos relacionados ao tema:

1- Prevenção
Como a probabilidade de sucesso no tratamento está diretamente ligada ao estágio em que a doença é descoberta, é importante fazer exames preventivos, mesmo que não esteja sentindo nenhum sintoma. “A partir dos 50 anos deve-se realizar exames preventivos periódicos. Os dois principais são: o de sangue (PSA) e o clínico (toque retal). Homens com risco elevado devem começar os exames aos 45 anos”, explica Marília.

2- Estilo de vida
Vários estudos apontam relação entre a maior parte dos cânceres e os hábitos de vida das pessoas, com fatores como alimentação, sedentarismo e consumo de determinadas substâncias aumentando consideravelmente as chances de a doença se desenvolver. Por isso, a enfermeira também indica um estilo de vida saudável como meio de se prevenir: “a alimentação é um fator de prevenção contra o câncer, desse modo, recomenda-se o consumo frequente de frutas e verduras, limitar o consumo de produtos ultra processados (refrigerantes, biscoitos recheados) e de alimentos ricos em gorduras saturadas, encontradas em frituras e carnes embutidas. Além disso, a atividade física regular também representa fator de proteção, trinta minutos diários ou uma hora, três vezes por semana”.

3- Alertas
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, por isso é importante fazer o acompanhamento médico regular. No entanto, alguns sinais podem ser indicativos da doença (ou de outras alterações no órgão). A enfermeira aconselha que a pessoa “deve consultar um urologista caso tenha jato urinário fraco, dificuldade de urinar, vontade frequente, dor ou queimação, sangue na urina ou sêmen”.

4- Tratamento
Com o câncer de próstata diagnosticado, a escolha do tipo de tratamento depende de vários fatores e será definida pela equipe médica responsável, após discussão com o paciente. Marília explica que “para doença localizada (que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos), cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal tem sido utilizada. Para doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.”

5- Conscientização
Embora ainda haja desinformação e até preconceito com relação ao exame clínico usado no diagnóstico do câncer de próstata, campanhas como o Novembro Azul vêm ajudando bastante. “Com a maior divulgação já podemos perceber a procura nos postos de saúde pelos exames, principalmente os homens que possuem histórico familiar e estão na faixa etária de maior incidência a partir dos 50 anos”, ressalta Marília.

Compreendendo a relevância da campanha, o Sesc preparou várias atividades em diferentes locais do Ceará para fortalecer o debate sobre o tema. Confira abaixo a programação.

Programação do Novembro Azul no Sesc

Fortaleza
Mesa Redonda – “Saúde do Homem: Conhecer e Prevenir”
Onde: Sesc Centro – 14 de novembro, às 13 horas

Evento com orientações, sorteio de brindes, jogos e brincadeiras
Onde: Sesc Centro – 28 de novembro, às 11 horas

Atividades educativas
Onde: Sesc Fortaleza – 27 e 28 de novembro, das 6h às 21 horas

Juazeiro do Norte
Abordagem orientada
Onde: Mercado Pirajá – 14 de novembro, às 9 horas

Exposição temática – mesa temática, orientações acerca do tema, entrega de material educativo, preservativos
Onde: Educar Sesc – 8 de novembro, às 16 horas

Aulão de ginástica
Onde: Terreiro da Mestra Margarida (Sesc Juazeiro do Norte) – 18 de novembro, às 17 horas

Tenda da Saúde – higienização facial, Quick Massage, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações nutricionais e orientações sobre a campanha novembro azul
Onde: Terreiro da Mestra Margarida (Sesc Juazeiro do Norte) – 28 de novembro, às 16 horas

Penaforte
Palestra educativa
Onde: Cras – 22 de novembro, às 9 horas

Crato
Exposição mediada
Onde: Sesc Crato – 14 de novembro, das 8h30 às 10h30 e das 14h30 às 17h30

Roda de Conversa e Exposição Mediada
Onde: Cras Seminário – 19 de novembro, às 14 horas

Evento Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Crato
Onde: Sesc Crato – 20 de novembro, às 8h30

Cordel na Feira Alusivo ao Novembro Azul
Onde: Mercado Municipal do Crato – 25 de novembro, às 18 horas

* Programação sujeita a alteração

Veja mais da programação no site do Sesc Ceará