Radar do Comércio

Gestão inteligente é forma conquistar o mercado

Foto mostra uma visão aberta de um shopping.

Entender o público e o mercado são passos fundamentais para construir um negócio de sucesso (Foto: Divulgação)

Independente do segmento ou do porte, o sucesso de um negócio está relacionado à forma como produtos, serviços e marcas são gerenciados

Uma grande ideia e um bom investidor. Esse é o início de muitas empresas milionárias. Mas, também, pode ser o começo de um negócio que termina absolutamente sem sucesso. A diferença, muitas vezes, está em como a empresa gerencia seus produtos, serviços e marcas, incluindo a maneira como acontece a relação de tudo isso com o público-alvo, ou seja, com os possíveis clientes.

Criar um produto ou uma empresa exige mais que uma boa ideia. Antes de colocar em prática o que parece ser algo incrível, é preciso entender se as pessoas para quem você quer vender estão realmente dispostas a pagar por aquilo. Além disso, é necessário estudar uma série de fatores que envolvem desde a melhor forma de colocar o projeto em prática até o jeito mais eficiente de apresentar o conceito para o público.

Gerenciar um produto ou serviço é cuidar dele desde a concepção, passando por todas as etapas do seu ciclo de vida. Ou seja, de quando é introduzido no mercado até quando precisar ser descontinuado.  Já a gestão da marca está relacionada à forma como o produto/serviço ou a empresa se apresentam ao cliente, qual seu conceito, a imagem que deseja construir, e as estratégias que serão usadas para alcançar esse fim.

Em todos esses processos, é fundamental conhecer bem o público, a quem o produto ou serviço se destina. Esse entendimento deverá guiar uma série de ações, que envolvem do desenvolvimento do produto até a venda. A falta dessa compreensão ocasiona em falhas, conforme ressalta Wagner Forte, consultor do Senac Ceará. “Como não têm conhecimento de seus ‘clientes alvo’, essas organizações não conseguem construir uma imagem sólida junto a eles.”

Outro erro comum é acreditar que apenas as grandes empresas precisam se preocupar com essas questões. Wagner explica que esses fatores são essenciais em qualquer negócio por estarem ligados a “três variáveis importantes para a manutenção das empresas em um mercado cada vez mais competitivo: estabelecimento de objetivos estratégicos da marca, necessidades do mercado, e tecnologias disponíveis para transformar a experiência do usuário em um diferencial de produtos e serviços”.

Àqueles que desejam conhecer mais sobre essas estratégias, a dica é o curso Gestão de Produtos, Serviços e Marcas do Senac Reference. Com inscrições abertas, o curso abordará temas como tipos e características de produtos e serviços, estratégias de inovação e desenvolvimento de produtos e serviços (prototipagem e teste), análise de demanda mercadológica, identidade da marca (conceito, construção e gerenciamento) e portfólio. Para mais informações sobre esse e outros cursos, acesse o site do Senac.

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