O arcebispo melquita da Galiléia, em Israel, Dom Elias Chacour já está em Fortaleza (CE), onde participará do Fórum Carismático Shalom 2009, que será realizado entre os dias 9 e 12 de outubro, no Ginásio Paulo Sarasate. Ele desembarcou na tarde desta quarta-feira, 7, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Dom Elias Chacour é uma das principais atrações do Fórum, que este ano tem como tema “Sedes meus imitadores como eu o sou de Cristo”. O evento terá início nesta sexta-feira, 9, às 18h, com a apresentação do espetáculo teatral Canto das Írias (RN) e a celebração da Santa Missa pelos Enfermos, com o padre da Comunidade Católica Shalom, Antônio Furtado.  

  Personalidade mundialmente conhecida por suas atividades políticas e eclesiais, no sábado e no domingo (10 e 11), Dom Elias irá partilhar suas experiências nos conflitos da Terra Santa e como é ser um defensor da Paz e da unidade entre os povos em uma região marcada, durante séculos, pela guerra e pela intolerância. Candidato três vezes ao Prêmio Nobel da Paz, além de já ter recebido 7 prêmios pela promoção da paz por instituições de todo o mundo (Canadá, Itália, Japão, EUA…), Dom Elias, sacerdote árabe de nacionalidade israelense, é uma personalidade conhecida na Terra Santa por sua incansável atividade em favor do diálogo, tema, inclusive, abordado e incentivado pelo Papa Bento XVI, em visita histórica recente à Terra Santa.

  O religioso é reconhecido também por seu trabalho no campo da educação: fundou a Ibillin (aldeia na Galiléia na qual foi pároco, muitos anos), o centro escolar “Mar Elias”, freqüentado hoje por 4 mil alunos. Dom Chacour também abriu a primeira universidade mista, com estudantes palestinos e judeus. PHD em Teologia Ecumênica pela Universidade de Genebra., é autor de vários livros e artigos, entre eles “Irmãos de Sangue”, traduzido para 27 idiomas. Em 2001, foi eleito o “Homem do Ano”, em Israel.

 O Fórum Carismático teve sua primeira edição no ano de 1994. Ele surgiu como uma opção de formação sólida para as lideranças das comunidades católicas de todo o país. Hoje, atingido o objetivo, ele é um momento importante de encontro e formação humana e espiritual para os líderes e membros dos Movimentos e Novas Comunidades.

 Por esse motivo, a Comunidade Católica Shalom tem buscado trazer para o evento palestrantes de renome, tanto nacionais como internacionais, que com uma visão mais universal da Igreja vêm enriquecer a realidade atual com temas que falam da vivência da fé no contexto social e nas relações humanas.

 Este ano, os pregadores que estarão no Fórum são: frei Patrício Sciadini, da Ordem Carmelita Descalço; Dom Alberto Taveira, arcebispo de Palmas (TO), e os fundadores da Comunidade Católica Shalom, Moysés Azevedo e Emmir Nogueira.

(Por Rocélia Santos)

Serviço:

Fórum Carismático Shalom 2009

Tema: “Sedes meus imitadores como eu o sou de Cristo”.

Data: de 09 a 12 de outubro de 2009

Local: Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE)

Pregadores: Dom Elias Chacour , Frei Patricio Sciadini, Dom Alberto Taveira, Moysés Azevedo e Emmir Nogueira

Inscrições: Shalom de Fátima, Rua Dom Sebastião Leme, 868 – Fátima 3452-6141

Shalom da Paz, Maria Tomásia 72 – Aldeota, 3452-8813

Local: Fortaleza – CE

Taxa de inscrição: R$ 20,00 (vinte reais) – Na abertura do evento, a entrada é gratuita.

Informações (85) 3295.4583.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles