Teilhard de Chardin é um pensador católico contemporâneo que tem seu pensamento resgatado nos últimos anos. Aqui no ANCORADOURO vamos ficar conhecendo um pouco mais sobre este jesuita, geólogo, platenontólogo e hiper-físico. Vamos começar sabendo um pouco mais sobre sua vida.

Teilhard de Chardin

Teilhard de Chardin

O Pensamento

O pensamento Teilhardiano é novo, revolucionário e ganha uma  força imensa nas últimas décadas. Sua elaboração é fruto de sua vida apaixonada pela Terra e atraída pelo transcendente.

É de fundamental importância trazer à mostra os principais traços biográficos da vida de Teilhard bem como suas principais obras e pensamento deste que já se tornou um dos maiores pensadores do século XX, tamanha a novidade de sua elaboração.

A Vida

Marie-Joseph Pierre Teilhard de Chardin nasceu em primeiro de maio de 1881 em Sarcenat, aldeia de Auvergne, localizado ao sul da França. Filho de Emmanuel Teilhard de Chardin e Berthe-Adele de Dompierre D’Hornoy, sobrinha neta de Voltaire.

Era o quarto filho de uma família profundamente religiosa e de ascendência nobre.Desde a infância já se harmonizava em Teilhard o interesse pela pesquisa manifestado no seu apego infantil a um pedaço de ferro, às pedras e a um vulcão.

Aos 18 anos, bacharelado em filosofia e matemática entra no noviciado dos Jesuítas em Aix em Provence. Era um noviço fervoroso e bastante interessado em Geologia, prévia do sacerdote e pesquisador que viria a ser um dia.

Em 1901, tendo professado os primeiros votos em Laval, no segundo ano de noviciado em Jesey é obrigado a ir fazer seus estudos de filosofia e teologia na Inglaterra. Leis republicanas naquele ano expulsaram os jesuítas da França.

Até sua ordenação, datada de 24 de agosto de 1911, P. Teilhard perde três de seus irmãos e já tinha realizado viagens ao Egito para concluir seu magistério e lá se deslumbrar com as paisagens exóticas e milenares daquele país. Também havia viajado em excursões geológicas a Mokattan, Fayum, além do Alto Egito, Weal e Jersey.

No próximo post você vai ficar sabendo sobre a participação de Teilhard de Chardin nas duas guerras mundiais e sua perseguição.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles