Uma das mais severas críticas dos protestantes aos católicos no Brasil é que estes são idólatras. Utilizam diversos versículos bíblicos do Antigo Testamento para justificarem sua argumentação insistente e definitivamente inconsistente.

smiliguido zoolatria

A Igreja Católica do século XXI evoluiu, amadureceu, não possui mais práticas da idade medieval como por exemplo um certo exagero na veneração das imagens, coisa que ainda serve de pano de fundo para as críticas das igrejas protestantes.

Certa  vez visitei a secretaria de uma Igreja protestante, séria, antiga e lá  vi na parede, para meu espanto, uma fotografia emoldurada, de um de seus fundadores, um certo pastor. Poxa! Mas, como? Isso não seria idolatria? Usando a lógica de sua críticas aos católicos poderíamos afirmar que sim.

As imagens dos santos presentes na Igreja Católica funcionam como um ícone, algo que faz memória, remete a alguém querido e contribuiu efetivamente com o crescimento da fé, assim como aquela fotografia do pastor fundador da Igreja que visitei.

As críticas são contumazes  aos católicos neste aspecto. Ao que parece, esse é um item primordial na doutrinação dos protestantes, o que não quer dizer que seja verdadeiro.  Diante do pensamento citado levanto mais uma questão. Os protestantes seriam zoólatras?

Explico-me: nas livrarias evangélicas, há um bom tempo são vendidas uma de suas figuras mais populares, trata-se da  formiguinha mascote dessa corrente religiosa. E elas não vem apenas em material gráfico, estão na versão de escultura, ou seja, na mesma forma  dos santos católicos.

Ora, dizer a partir desta argumentação que os protestantes são zoólatras é tão ridículo quanto afirmar que os católicos são idólatras.

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles