A evangelização dos jovens é uma primazia na ação da Igreja. Toda ação neste sentido deve ser incentivada e promovida. É nesse espírito que o projeto juventude da Comunidade Misericórdia Divina desenvolve suas atividades. É tempo de festa! O projeto completa um ano de existência e comemora a data. Conheça um pouco mais dessa história contada por Renato Santos, coordenado do projeto, ao blog ANCORADOURO.

Logomarca do Projeto Juventude da Comunidade MIsericórdia Divina

Com 22 anos de evangelização nos bairros Jardim Guanabara, Quintino Cunha, Olavo Oliveira e bairros vizinhos, a Comunidade Católica Misericórdia Divina nasceu a partir de um grupo de oração fundado por Maria do Rosário e um grupo de pessoas, o grupo GERFE – Grupo de Renovadores e Edificadores da FÉ. Esse grupo realizava-se em uma casa alugada, que posteriormente passou a ser chamada de Casinha da Misericórdia sendo, pois, precursora da Comunidade Misericórdia Divina – CMD.

 Há muito tempo Deus já havia suscitado no coração dos conselheiros da comunidade a necessidade de realizar algum trabalho voltado especificamente para a evangelização de jovens. Porém, hoje sabemos, ainda não era o tempo de Deus para realização dessa atividade na comunidade. Era preciso que esse desejo surgisse no coração dos próprios jovens da comunidade.

 No início do mês de janeiro de 2008, onze jovens, participantes ativos na comunidade, alguns com sete anos de caminhada na mesma, sentiram o chamado de Deus para realizar algo novo para a juventude do bairro Jardim Guanabara e adjacências.

 

Jovens do projeto em apresentação teatral

Jovens do projeto em apresentação teatral

O chamado veio ser confirmado após uma forte experiência que dois jovens da CMD tiveram com o amor de Deus no Acampamento de Jovens Shalom – Acamp’S. Nesse acampamento, o Senhor Se utilizou de várias formas para transparecer a vontade Dele para a CMD. O Senhor revelou que deveria ser realizado na CMD um Seminário de Vida no Espírito Santo para Jovens, organizados pelos jovens ativos na comunidade. O intuito desse seminário seria resgatar os jovens das redondezas do bairro onde está situada a comunidade, levando o Amor e a Misericórdia de Deus àqueles que ainda não conheciam.

 Deus queria realizar algo novo na comunidade, convocando os jovens a uma nova e ousada forma de evangelização. Diante de tantos casos de violência, de famílias totalmente desestruturadas, de jovens sem valores morais, Deus nos confiava a missão de ser luz para aqueles jovens que viviam nas trevas, com uma cegueira proveniente do pecado.

 A partir de então, onze jovens passaram a se reunir semanalmente: Vânia,Ana Paula, Noé, Camila, Renato, Ruth, Emanuelle, Laede, Rute, Sirlândia e Silvana. Estes jovens eram acompanhados e formados pelos coordenadores do Projeto Família Misericórdia Divina, o casal Adilson e Joelma, pelo coordenador geral da comunidade, Diego, e pela coordenadora do Ministério de Cura da CMD, Paula. A intenção inicial era somente organizar um Seminário de Vida no Espírito Santo para Jovens na comunidade. À medida que orávamos juntos e intercedíamos pelo seminário, a vontade de Deus ia se revelando e se enraizando em nossos corações.

maria5 Ao longo do ano de 2008, foram realizados retiros, vigílias e muitos outros momentos de oração e formação para esse fechado grupo de jovens. É a partir desse pequeno grupo que surge o Projeto Juventude Misericórdia Divina, tendo como coordenadores Renato Santos e Camila Marques. No dia 04 de outubro de 2008, realizou-se o primeiro evento voltado para a juventude organizado pelo projeto: A Noite da Juventude, com o tema “Jovem, se liga! Faça a diferença”. O evento contou com a participação de outros grupos de jovens da Paróquia São Pedro e São Paulo, situada no bairro Quintino Cunha, formando um ambiente de união, partilha e fraternidade entre os jovens. Nesta noite houve muito louvor, oração, danças, apresentações teatrais e formação, alertando os jovens sobre a importância de ser um jovem cristão de testemunho, sempre buscando a Deus, mesmo enfrentando várias dificuldades diante de uma sociedade tão erotizada e impregnada por valores hedonistas e relativistas. Na semana seguinte, dia 11 de outubro, iniciou-se um grupo aberto para jovens na sede da CMD, estando Renato Santos, Camila Marques e Laede exercendo o ministério de pastoreio do grupo.

 Em dezembro de 2008, nos dias cinco, seis e sete, realizou-se o primeiro PODE CRER! SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO SANTO PARA JOVENS, com o tema “Jovem, rejubila-te na tua juventude e entrega o teu coração à alegria – Eclesiastes 11,9”.

 

Festa à fantasia, realizada pelo projeto.

Festa à fantasia, realizada pelo projeto.

Com a realização desse seminário, deu-se início um árduo,prazeroso e gratificante trabalho de evangelização de jovens. Cerca de 100 jovens já passaram pelo grupo de oração durante este ano de 2009, sendo que dentre eles aproximadamente 45 são assíduos ao grupo.

 Neste primeiro ano de atividades, diversos trabalhos e eventos foram realizados: Festa à Fantasia, Festa da Misericórdia, Espetáculo Musical Maria Mãe dos Homens, Arraiá da Misericórdia, Retiro da CMD, Tarde Interativa Jovem, Seminário de Vida no Espírito Santo para Crianças – KAIRÓS, VIVENDO O TEMPO DE DEUS, vários serviços no 1º HALLEL de Fortaleza, o ENCONTRÃO da comunidade, evangelização nas ruas, em colégios e em praças, entre outros serviços.

Em  comemoração ao primeiro ano de atividades do projeto o gruo traz a cantora Adriele Lopes para Workshop que será realizado na sede da Comunidade, próximo sábado, dia 12, às 18.

SERVIÇO:

Workshop com Adriele Lopes

Local: sede da Com. Cat. Misericórdia Divina (R. Pe. Theodoro esquina com Carius)

Data: 12 de dezembro

Horário: 18h

Ingresso: R$ 5,00 (preço único)

Maiores Informações: 3286 1542

About the Author

Vanderlúcio Souza

Padre da Arquidiocese de Fortaleza. À busca de colaborar com a Verdade.

View All Articles